Domingo, 14 de Agosto de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Osasco - SP

Saúde Voltam as máscaras

Volta a ser obrigatório uso de máscaras em locais fechados em Belo Horizonte

Prefeitura oficializa a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, devido o crescimento da covid-19 na capital mineira.

14/06/2022 às 11h48 Atualizada em 15/06/2022 às 08h31
Por: Maria de Jesus
Compartilhe:
Foto: Maria de Jesus
Foto: Maria de Jesus

A prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta madrugada de terça-feira (14) no Diário Oficial do Município (DOM) a alteração no decreto núm. 17.943 e voltou com a obrigatoriedade no uso de máscara em locais fechados.  Nesta segunda-feira (13) a secretária de saúde, Cláudia Navarro anunciou a volta do equipamento, devido o crescimento do covid-19 na capital.

O decreto mantém o uso de máscara sobre a boca e o nariz em estabelecimentos e serviço de saúde, em locais fechados, no transporte coletivo e estações de embarque e desembarque, no transporte escolar. Segundo a prefeitura, o uso do equipamento facial em estádios e feiras é recomendável, mas não é obrigatório como nos espaços fechados.

A princípio a determinação valerá até o dia 31 de julho, com possibilidade de prorrogação. Nas últimas semanas houve crescimento muito alto de casos de covid-19, sendo preciso voltar à obrigatoriedade do equipamento de proteção.

Em coletiva de impressa nesta segunda-feira (13) a secretária de saúde, Cláudia Navarro afirmou que os protocolos são revistos diariamente.  A decisão acontece um mês e meio após o uso obrigatório ter sido suspenso em locais fechados em Belo Horizonte.

A partir do momento em que nós obrigamos o uso da máscara, vamos não só diminuir a transmissão do vírus como também diminuir a transmissão de outras viroses, principalmente nas crianças e nos pacientes acima de 60 anos. Diminuindo as viroses, diminuiremos o total de atendimento nos nossos serviços de urgência”, pontuou a secretária Cláudia Navarro.

Segundo a secretária, a decisão foi tomada baseada em evidências científicas, conforme o crescimento de doenças respiratórias, alto números  de novos casos por 100 mil habitantes e devido à baixa adesão nas vacinas, principalmente o público infantil.

A secretária reforçou a importância da vacinação contra a covid-19 e principalmente para as crianças. “Precisamos fazer um trabalho junto aos pais e responsáveis [...] que muitas vezes não levam seus filhos para segunda dose” reforçou.

Conforme o boletim da prefeitura divulgado na última sexta-feira (10), 1.729 casos da doença foram notificados nas 219 escolas públicas da capital, sendo suspensas 33 turmas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Maria de Jesus
Maria de Jesus
Sobre Apaixonada por comunicação com interesses em diferentes mídias — de Belo Horizonte
Osasco - SP Atualizado às 08h38 - Fonte: ClimaTempo
14°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 28°

Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 17°C
Qua 26°C 18°C
Qui 25°C 16°C
Sex 18°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete