Sexta, 19 de Abril de 2024
22°

Tempo limpo

Osasco, SP

Esportes Copa do Mundo 2022

Dois jogos definem os últimos classificados para a Copa do Mundo 2022

Austrália, Costa Rica, Nova Zelândia e Peru são as seleções que disputam as duas últimas vagas.

13/06/2022 às 12h13
Por: Victor Del Porto
Compartilhe:
Copa do Mundo 2022 será em data diferente da tradição por conta do clima (Foto: Reprodução/Twitter @roadto2022)
Copa do Mundo 2022 será em data diferente da tradição por conta do clima (Foto: Reprodução/Twitter @roadto2022)

A semana começará com a definição dos últimos dois classificados para a Copa do Mundo FIFA 2022, que será realizada no Catar, de 21 de novembro a 18 de dezembro. Os classificados serão definidos pelos jogos de repescagem entre Austrália e Peru (13 de junho), e Costa Rica e Nova Zelândia (14 de junho), ambos no estádio Ahmed bin Ali, uma das sedes da Copa.

 

Caminho das seleções até a repescagem

A Austrália disputou as eliminatórias para a Copa 2022 pela AFC (Confederação Asiática de Futebol). Terminou em terceiro lugar em seu grupo na última fase, com Arábia Saudita e Japão garantindo classificação direta. A Austrália disputou a repescagem da AFC contra a seleção do Emirados Árabes Unidos na terça-feira passada, 07, no Catar, e venceu por 2 a 1.

 

O Peru terminou na quinta posição nas eliminatórias da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), em grupo único, dois pontos atrás do Equador, última seleção sul-americana a garantir classificação direta para a Copa do Mundo.

 

 

A Costa Rica terminou na quarta posição no grupo final das eliminatórias da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), atrás de Canadá, México e Estados Unidos. Os norte-americanos e os costarriquenhos empataram em pontos, 25, com a classificação direta sendo definida pelo saldo de gols a favor dos Estados Unidos.

 

A Nova Zelândia disputou as eliminatórias da OFC (Confederação de Futebol da Oceania), a única confederação onde não há classificação direta para a Copa do Mundo. Os neozelandeses terminaram em primeiro lugar de seu grupo, à frente de Papua Nova Guiné. Nas semifinais derrotaram o Taiti por 1 a 0, e na final venceram a seleção das Ilhas Salomão por 5 a 0.

 

 

Grupos definidos

As seleções já sabem de qual grupo da Copa do Mundo farão parte caso vençam a repescagem. O vencedor entre Austrália e Peru entrará no grupo D, composto por Dinamarca, França e Tunísia. Já o vencedor entre Costa Rica e Nova Zelândia estará no grupo E, com Alemanha, Espanha e Japão.

 

Copa 2022 em números

A Copa do Mundo 2022 será a primeira edição a ser disputada nos meses de novembro e dezembro. A decisão, tomada pelo comitê organizador da FIFA em 2015, foi baseada nas altas temperaturas do verão do Oriente Médio durante o mês de junho: média de 41,2 graus. Por sua vez, a Copa 2022 será a última edição no formato com 32 seleções, que começou a ser utilizado na Copa de 1998, na França: a Copa 2026 terá 48 seleções.

A Copa 2022 terá oito estádios, menor número desde a Copa de 1978 na Argentina (onde seis estádios foram utilizados).

Das seleções confirmadas, duas não participavam a um longo tempo: Canadá (desde a Copa de 1986) e País de Gales (desde a Copa de 1958). Cinco seleções voltam a participar após não se classificarem para a Copa 2018: Camarões, Equador, Estados Unidos, Gana e Holanda. O Catar, anfitrião da Copa, estreará no evento.

Outras 22 seleções participaram da última Copa, em 2018: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Brasil, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.

 

 

Transmissão

Os jogos serão transmitidos pelo canal SporTV 2 e pelo FIFA+ a partir das 15h (horário de Brasília) nesta segunda, 13, e terça, 14.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Victor Del Porto
Victor Del Porto
Sobre Meu nome é Victor Del Porto Gomes da Silva, tenho 29 anos e sou de São Paulo, Capital. Sou fã de automobilismo desde criança, principalmente Formula 1. Desde 2012, sou piloto de automobilismo virtual (uma categoria de eSports, campeonatos de jogos eletrônicos). Sou formado nos cursos técnicos de Informática e Comunicação Visual e estou no 7º semestre do Bacharelado em Jornalismo.
Osasco, SP Atualizado às 15h22 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 23°

Sáb 25°C 15°C
Dom 29°C 16°C
Seg 28°C 18°C
Ter 30°C 19°C
Qua 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes