Quarta, 24 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Osasco, SP

Ciência Ao infinito… e além!

Brasil tem seu primeiro turista espacial

Victor Hespanha se torna turista espacial em voo nos EUA

06/06/2022 às 16h31 Atualizada em 06/06/2022 às 16h31
Por: Fernando Jesus
Compartilhe:
Pioneiros: Victor Hespanha (primeiro à esquerda) e os primeiros turistas espaciais da história / Foto: Blue Origin
Pioneiros: Victor Hespanha (primeiro à esquerda) e os primeiros turistas espaciais da história / Foto: Blue Origin

“Eu represento esse sonho para mais 

de 200 milhões de brasileiros”

Victor Hespanha

 O engenheiro de produção Victor Hespanha, mineiro, (28) viajou ao espaço na NS-21, espaçonave da Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, e se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do Brasil. Ele e os outros tripulantes viajaram às 10h da manhã (horário de Brasília) de sábado (4). O voo partiu da base do Texas, nos Estados Unidos (EUA). A viagem durou 10 minutos. Alcançaram 100 km de altitude e depois caíram em queda livre de volta à Terra. A nave não precisou de piloto.

 

Nas alturas: Victor Hespanha e Marcos Pontes, primeiros brasileiros no espaço / Reprodução Internet

Após 16 anos da ida do astronauta Marcos Pontes ao espaço, Hespanha se torna o primeiro turista espacial do Brasil. Esse vôo de 10 minutos é chamado de suborbital: o foguete atinge seu ponto mais alto ao chegar na fronteira do espaço e depois volta em queda livre em direção à Terra.  Hespanha foi sorteado pela Blue Origin após realizar uma transação financeira utilizando criptomoedas: três NFTs (sigla para Non-Fungible Tokens; uma propriedade única no mundo virtual), equivalente a R$ 12 mil.

“Eu não tenho palavras. Lá em cima foi como se eu estivesse saindo do meu corpo”, afirmou o turista espacial brasileiro.

Conquista: Victor Hespanha representando o Brasil no espaço / Blue Origin

Marcos Pontes

O astronauta ocupou o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações de 2019 a 2022. Em 30 de março de 2006 partiu da Terra em missão da Agência Espacial Brasileira, e ficou no espaço por dez dias - oito deles na Estação Espacial Internacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernando Jesus
Fernando Jesus
Sobre Jornalista por vocação, músico por paixão, apaixonado por culturas, devorador de livros, encantado pela grandiosidade do universo
Osasco, SP Atualizado às 18h40 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 30°

Qui 25°C 20°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 21°C
Seg 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes