Terça, 16 de Abril de 2024
30°

Tempo nublado

Osasco, SP

Cultura Feira Literária

Rio Grande do Norte: Festival Literário de Gostoso acontece entre 27 e 29 de maio

A 2ª edição do Festival Literário (Fligostoso 2022) tem 70 horas de programação, com lançamentos de livros, debates, bate-papos e palestras

27/05/2022 às 15h57
Por: Fabiano Rodrigues
Compartilhe:
Divulgação/Juriti Produções
Divulgação/Juriti Produções

Nesta sexta-feira (27), em São Miguel do Gostoso na cidade do Rio Grande do Norte, inicia a segunda edição do Festival Literário Gostoso (Fligostoso) e vai até domingo (29).

A segunda edição do “Fligostoso” é uma realização da Juriti Produções, empresa sediada em São Miguel do Gostoso, que tem como objetivo promover eventos culturais que disseminam arte e leitura, além da formação do público leitor.

O evento conta o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e o apoio do Governo do Estado do RN e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.

O festival apresentará o primeiro trabalho do autor Christi Rochetô, “Sombra Fria” que faz parte do conjunto das obras escritas ao longo de 10 anos. A programação contará com o lançamento de 26 livros.

A história local estará representada pela fala do editor Abimael Silva, do Sebo Vermelho, que abordará a “Presença de Oswaldo Cruz em Touros, no Rio Grande do Norte”.

Pouca gente sabe, mas o médico sanitarista esteve por aqui em 1905, durante uma expedição brasileira para fiscalizar os portos. O homem responsável pela modernização sanitária no País escreveu cartas que relatam a vida local. Os documentos foram recuperados pelo médico e pesquisador Frank Correia, transformada em livro pelo Sebo Vermelho. A partir das 14h tem a abertura da “Feira do Livro” com o lançamento de diversas publicações.

Christi Rochetô também é artista plástico e editor audiovisual, nascido em Jardim do Seridó e residente em Natal há 22 anos.

Mais um destaque das literaturas no evento é a obra “A vida de um Estagiário” do escritor estreante Airton Baracho. No livro, ele retrata a vida de um estagiário em Segurança do Trabalho na Petrobras: as descobertas, realidades vividas, a rotina, os altos e baixos, reflexões e os hábitos de um estagiário, como eles nos condicionam e como podemos mudá-los.

Com atividades também em escolas e em outros espaços públicos da praia da Xepa, orla central de Gostoso. O evento promete um olhar mais diverso sobre a cultura local, como a participação de temáticas e olhares de mulheres, indígenas e negros.

Orquestra Sanfônica de Gostoso

Orquestra Sanfônica de Gostoso se apresenta pela segunda vez na cidade — Foto: Divulgação

A apresentação da orquestra está prevista para este sábado (28), às 18h, no Centro de Cultura. Formado por 15 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, criada em 2020 e conta com uma única apresentação, em dezembro. Com o seu repertório de músicas voltadas para cancioneiro popular com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valencia.

Acesse e compre

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fabiano Rodrigues
Fabiano Rodrigues
Sobre Fabiano Rodrigues de Oliveira (1984) é paulistano, nascido na cidade de Jundiaí e estuda Jornalismo na Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo.
Osasco, SP Atualizado às 15h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

Qua 29°C 20°C
Qui 20°C 17°C
Sex 21°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes