Nesta sexta-feira (27), em São Miguel do Gostoso na cidade do Rio Grande do Norte, inicia a segunda edição do Festival Literário Gostoso (Fligostoso) e vai até domingo (29).
A segunda edição do “Fligostoso” é uma realização da Juriti Produções, empresa sediada em São Miguel do Gostoso, que tem como objetivo promover eventos culturais que disseminam arte e leitura, além da formação do público leitor.
O evento conta o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal e o apoio do Governo do Estado do RN e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso.
O festival apresentará o primeiro trabalho do autor Christi Rochetô, “Sombra Fria” que faz parte do conjunto das obras escritas ao longo de 10 anos. A programação contará com o lançamento de 26 livros.
A história local estará representada pela fala do editor Abimael Silva, do Sebo Vermelho, que abordará a “Presença de Oswaldo Cruz em Touros, no Rio Grande do Norte”.
Pouca gente sabe, mas o médico sanitarista esteve por aqui em 1905, durante uma expedição brasileira para fiscalizar os portos. O homem responsável pela modernização sanitária no País escreveu cartas que relatam a vida local. Os documentos foram recuperados pelo médico e pesquisador Frank Correia, transformada em livro pelo Sebo Vermelho. A partir das 14h tem a abertura da “Feira do Livro” com o lançamento de diversas publicações.
Christi Rochetô também é artista plástico e editor audiovisual, nascido em Jardim do Seridó e residente em Natal há 22 anos.
Mais um destaque das literaturas no evento é a obra “A vida de um Estagiário” do escritor estreante Airton Baracho. No livro, ele retrata a vida de um estagiário em Segurança do Trabalho na Petrobras: as descobertas, realidades vividas, a rotina, os altos e baixos, reflexões e os hábitos de um estagiário, como eles nos condicionam e como podemos mudá-los.
Com atividades também em escolas e em outros espaços públicos da praia da Xepa, orla central de Gostoso. O evento promete um olhar mais diverso sobre a cultura local, como a participação de temáticas e olhares de mulheres, indígenas e negros.
Orquestra Sanfônica de Gostoso
Orquestra Sanfônica de Gostoso se apresenta pela segunda vez na cidade — Foto: Divulgação
A apresentação da orquestra está prevista para este sábado (28), às 18h, no Centro de Cultura. Formado por 15 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, criada em 2020 e conta com uma única apresentação, em dezembro. Com o seu repertório de músicas voltadas para cancioneiro popular com clássicos que vão de Luiz Gonzaga a Alceu Valencia.
Acesse e compre
Mín. 13° Máx. 28°