Em 7 de setembro de 2022 o Brasil comemora os 200 anos de sua Independência. Lembrado no hino nacional, o córrego do Ipiranga (ou Ypiranga para os mais antigos), foi testemunha da nossa separação de Portugal.
Justamente em decorrência do bicentenário, o Brasil decidiu fazer um pedido inusitado à Câmara Municipal de Porto, em Portugal: o empréstimo do coração de Dom Pedro I.
O órgão do Imperador está conservado em uma âmbula, submergido em formol há 185 anos. No momento o artefato está guardado na Igreja da Lapa, no Porto. Rui Moreira, presidente da Câmara, teria dito que não irá se opor ao empréstimo, mas que consultará seus pares antes de qualquer decisão.
George Prata, embaixador brasileiro e um dos coordenadores do programa de comemoração, falou à Agência Lusa sobre a possibilidade do coração do Imperador ser exposto durante os eventos.
O corpo do Imperador segue em terras brasileiras, mais especificamente no mausoléu no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A separação entre corpo e coração se deu para atender um pedido, feito pelo próprio Dom Pedro I, expresso em seu testamento.
Mín. 14° Máx. 23°