Quinta, 06 de Outubro de 2022
17°

Poucas nuvens

Osasco - SP

Geral Maranhão

AGED celebra 20 anos à frente da defesa agropecuária no Maranhão

Agência desempenha desde fiscalizações para inspeção do trânsito animal e vegetal, planos para controle de doenças em animais e pragas na lavoura, ...

20/04/2022 às 23h36
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Governador Carlos Brandão destacou as conquistas obtidas para o Maranhão com o trabalho da AGED (Foto: Gilson Teixeira)
- Governador Carlos Brandão destacou as conquistas obtidas para o Maranhão com o trabalho da AGED (Foto: Gilson Teixeira)
20/04/2022

Nesta quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) celebrou 20 anos de atuação exitosa à frente da segurança agropecuária no Maranhão. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão - um dos homenageados -, e demais pioneiros da defesa agropecuária no estado.

“Hoje, comemorando 20 anos, tivemos grandes conquistas no Estado do Maranhão. Destacando uma aqui, que é o avanço no que diz respeito ao combate à febre aftosa. Estamos livres com vacinação, e a nossa meta agora, como governador do Estado e como veterinário de profissão, é ter o Estado livre sem vacinação. Quero fortalecer muito a AGED, não só com estrutura orçamentária, mas com resultados”, frisou o governador Carlos Brandão.

Instituída no dia 19 de abril, por meio da Lei Estadual nº 7.734, a AGED celebra conquistas importantes, além do status do Maranhão estar livre da febre aftosa por meio da vacinação, que é um reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Maranhão também alcançou sucesso na coleta de embalagens de agrotóxicos, desempenho reconhecido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV).

Presente nos vários elos da cadeia produtiva, a Agência desempenha desde fiscalizações volantes para inspeção do trânsito animal e vegetal, e planos para intensificação do controle de doenças em animais e de pragas na lavoura, até a criação de leis como a do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que facilita a inclusão dos produtos da agricultura familiar, de origem animal, nos mercados institucionais.

“A Sagrima tem no seu corpo vinculada a AGED. Esses 20 anos de muito avanço, de muito trabalho, muitas conquistas, uma responsabilidade enorme com a nossa cadeia produtiva, tanto na agricultura, quanto na parte vegetal e animal, segurança e proteção para a sociedade e para o meio ambiente”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), José Antônio Heluy.

As duas décadas de atuação resultaram, também, na elevação do desempenho do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que se nivela ao Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Somente nos últimos três anos, ocorreu um aumento em 53% de estabelecimentos no Serviço de Inspeção Estadual.

Entre as conquistas mais recentes está a adesão de 7 empreendimentos maranhenses ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), a entrega da reforma dos escritórios da Agência, a entrega do primeiro certificado do Selo Arte e a emissão da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) pelo produtor rural.

“Em duas décadas a AGED trouxe importantes avanços para a defesa agropecuária em nosso estado. A conquista do status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, reconhecido internacionalmente, a equivalência do SIE ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), o avanço no registro das agroindústrias, o aumento das fiscalizações de agrotóxicos e a expansão dos produtos maranhenses ao mercado nacional através do SISBI e do Selo Arte mostram a importância da Agência e que toda essa construção se deu com o trabalho e dedicação dos servidores e da parceria com o produtor rural”, afirmou o diretor-geral da AGED-MA, Cauê Ávila Aragão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP Atualizado às 01h16 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 32°

Sex 26°C 18°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 28°C 17°C
Seg 20°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete