
De janeiro a 3 de novembro de 2025, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi Saúde) realizou 11.918 mamografias. Somente entre 10 e 31 de outubro foram registrados 903 exames, período em que não houve a cobrança de 10% da coparticipação, como forma de incentivar as mulheres no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
O número de exames em outubro, representa um crescimento de cerca de 10% a mais em relação ao mês anterior, que registrou pouco mais de 800 exames.
“O câncer de mama é o tipo da doença mais incidente entre as mulheres no mundo, excetuando o de pele não melanoma. E, mais importante que o autoexame da mama, é a mamografia que detecta o tumor ainda em seus estágios iniciais, aumentando sobremaneira a chance de cura. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce asseguram maior chance de cura”, destaca a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita.
A diretora ainda ressalta que evidências apontam 95% de chance de cura em casos onde o câncer de mama é diagnosticado em estágio inicial. “Para auxiliar no diagnóstico precoce é essencial realizar os exames de rotina dentro dos intervalos recomendados pelo seu médico”, finaliza.
Amazonas Trabalhos científicos de pesquisadores são premiados no término do 8 º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia Saúde Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer Pesquisa foi liderada por laboratório do neurocientista Eduardo Zimmer
Piauí Hospital da Polícia Militar registra média de 29 dias de espera por cirurgia eletiva e reforça atuação como referência estadual Mín. 17° Máx. 28°