Praia Grande está investindo pesado na ampliação de consultas de especialidades, exames e procedimentos. Com o programa +Saúde PG, de outubro a dezembro estão previstos mais de 157 mil agendamentos, totalizando mais de meio milhão em 2025. Tudo isso para agilizar os atendimentos, garantir um diagnóstico precoce e promover mais saúde para a população.
Mas, para o sucesso da iniciativa, é importante que o munícipe mantenha os seus telefones atualizados no cadastro nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Isso possibilita que as equipes de saúde consigam contatar a pessoa mais rapidamente avisando sobre o agendamento de algum atendimento que esteja sendo aguardado.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município tem solicitado à população para que, caso haja mudança do número de telefone, a unidade seja avisada assim que possível. Para atualizar o cadastro, basta se dirigir à sua Usafa de referência com o cartão do posto e informar à equipe a modificação do número de contato que deve ser realizada no sistema. Caso hajam outras alterações no cadastro, é importante também apresentar documento com foto e comprovante de residência.
Um cadastro atualizado permite o aviso dos agendamentos efetuados com maior antecedência e precisão. “Fazemos esse chamado à população para que mantenha seus dados atualizados nas Usafas. Isso vai proporcionar maior celeridade nos atendimentos, evitando faltas e reduzindo o tempo de espera, trazendo benefícios para os pacientes que mais necessitam e também para a Administração, pois isso também resulta na otimização dos recursos públicos”, destaca o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Isaías Lima.
Sua Falta Faz Falta para Alguém –Outra iniciativa adotada recentemente para dinamizar o andamento das consultas, exames e procedimentos é uma campanha desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande incentivando a população a comparecer na data e horário agendados e, caso não seja possível, solicitar o cancelamento com antecedência, dando a oportunidade para outra pessoa.
Com o nome “Sua Falta Faz Falta para Alguém”, a campanha tem desencadeado uma série de ações de conscientização para incentivar o comparecimento da população aos agendamentos. E, caso a pessoa realmente não possa ir, ela deve entrar em contato, com até 48h de antecedência, com a Central Acolhe PG pelos telefones (ou Whatsapp): 13-3496-5184/13-3496-5187/13-3496-5176. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.