Cidades Rio Preto - SP
Prefeitura reinaugura Vila Dignidade no bairro Duas Vendas
Reforma e nova gestão são resultado de parceria com a Associação Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus
30/10/2025 22h21
Por: Redação Osasco Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Associação Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, reinaugurou na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, a Vila Dignidade — um condomínio com 14 casas adaptadas para acolher idosos autônomos em situação de vulnerabilidade social.

Entre os novos moradores está a dona de casa Catarina Ribeiro, de 67 anos, que celebrou a conquista da moradia. “Eu cheguei a morar em Mococa, com minha irmã, mas voltei para Rio Preto. Aqui é onde eu gosto de viver. Ter uma casa, para mim, é um sonho realizado”, disse Catarina, que já havia sido atendida pela associação, ao viver por cerca de um ano na Casa de Cireneu.

A seleção dos moradores foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com base no grau de autonomia e na situação de vulnerabilidade dos idosos, incluindo ex-moradores de rua. As casas foram projetadas para oferecer mobilidade total e segurança, com banheiros acessíveis e ausência de degraus.

Cada unidade possui sala, cozinha com revestimento até o teto, banheiro adaptado e quarto, totalizando 40 metros quadrados. “Nosso trabalho é esse, além de criar novas oportunidades, fazer funcionar aquilo que havia sido deixado de lado”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e interina de Habitação, Sandra Reis.

O prefeito destacou que o modelo de gestão adotado na Vila Dignidade poderá ser replicado em futuros empreendimentos:

“A partir de agora, quero renomear este condomínio como Vila Dignidade 1, pois vamos trabalhar para que novos espaços como este sejam construídos em Rio Preto”, declarou.

As 14 casas foram numeradas e receberam o nome de santos católicos. “É uma alegria e uma honra para a nossa associação proporcionar autonomia e conforto, garantindo a dignidade desses irmãos e irmãs”, afirmou frei Francisco Belotti, representante da associação.

Também participaram da cerimônia o juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, e a defensora pública Daniela Ita.