Cidades Alagoinhas - BA
Bahia Beer: curso traz capacitação para profissionais e desmistificação do universo da cerveja
Levando conhecimento “do malte ao gole”, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo (Secet) e em parceria co...
30/10/2025 21h37
Por: Redação Osasco Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Levando conhecimento “do malte ao gole”, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo (Secet) e em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), realizaram, nesta quinta-feira, 30, uma capacitação turística para representantes de bares e restaurantes da cidade, no Hotel Soft Inn. A atividade faz parte das ações do Bahia Beer, festival de cervejas que acontecerá do dia 07 ao 09 de novembro, em Alagoinhas.

O palestrante Rubens Soares, sommelier de cerveja e mestre cervejeiro, detalhou a amplitude do conteúdo. “A ideia é dar uma visão geral sobre a cerveja, passando por toda a parte de produção. Apresentamos os principais ingredientes, o que é uma cerveja puro malte, a influência da água, e também a parte de entrega ao cliente, seja no restaurante ou no bar,” explicou.

O curso abordou desde o processo fabril, como insumos, métodos de produção e armazenamento, até o serviço ideal, incluindo os tipos de cerveja, suas qualidades, parâmetros de diferenciação e, principalmente, as curiosidades cervejeiras. “Desmistificamos conceitos como a diferença entre cerveja de lata e garrafa, o que é chope, a relação entre metanol e cerveja, e qual o copo ideal, como o copo americano ou térmico,” complementou Rubens.

O proprietário do Boteco do Pardal, Marciel, participou do curso disse que vai aplicar as técnicas no dia-a-dia. “Vim participar para me capacitar para o Bahia Beer e assim obter novas técnicas para aplicar no meu comercio. Foi muito interessante participar”, comentou.

Para Magda Ferreira, coordenadora de capacitação da Setur, a importância desse conhecimento aplicado durante o curso traz benefícios aos serviços ofertados durante a festa. “O cliente precisa saber o que está bebendo. Se é uma cerveja especial, mais encorpada ou mais leve, dependendo do gosto dele. O garçom tem que estar apto a atender a essa demanda, seja que ele queira uma cerveja pura, clara, forte ou suave. A equipe precisa ter conhecimento para suprir as necessidades do consumidor”, afirmou Magda.

Pedro Ivo Freitas, gerente-geral do Soft Inn, avaliou as ações e enalteceu a parceria com a Prefeitura. “A gente está cedendo os espaços para o treinamento e nossos funcionários também receberam uma capacitação de boas práticas, de manipulação de alimento, o que é bem bacana para a melhora do serviços que prestamos, e que fomenta a política da empresa”, destacou.

Com a capacitação focada no serviço e na qualidade do produto, o Bahia Beer se consolida não apenas como um festival de entretenimento, mas também como um polo de formação técnica para o setor de bebidas e gastronomia local.