Cultura Tocantins
Emoção e sensibilidade marcam a abertura da exposição “Entre Gravuras e Traços” com o espetáculo Sampiano – sons que contam histórias
Espetáculo instrumental reuniu técnica, emoção e arranjos autorais no hall do Palácio Araguaia
23/10/2025 22h23
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Tocantins

Regado de sons inspiradores e interpretações únicas, a noite de abertura da exposiçãoEntre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantins, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi marcada por um momento de pura sensibilidade musical.O projetoSampiano – sons que contam histórias, idealizado pelo músico Evando Sampaio envolveu o público em uma experiência sonora rica e imersiva.

A apresentação ocorreu na noite da terça-feira, 21, no hall de entrada do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde as obras de grandes nomes das artes visuais brasileiras dividiram espaço com o trio de músicos que compõem o projeto. O espetáculo apresentou um repertório de música instrumental com arranjos originais e interpretações expressivas, transitando entre o erudito e o popular.

Com influências que vão do jazz à música brasileira, passando pela música regional, erudita e por referências modernistas como as de Heitor Villa-Lobos, o show destacou a música instrumental como uma forma artística autônoma e expressiva, capaz de comunicar sentimentos e narrativas mesmo sem o uso de palavras.

Formado por piano, flauta transversal e percussão, o grupo demonstrou sintonia e domínio técnico, oferecendo ao público um concerto envolvente e cheio de nuances. “Nosso objetivo é conduzir o ouvinte por uma viagem musical que desperte emoções e incentive a escuta atenta, valorizando a música instrumental em espaços culturais”, informou Evando Sampaio.

A gerente de Planejamento, Fomento e Parcerias Culturais, da Secult, Savana Sanches, destacou o empenho coletivo da equipe na realização da mostraEntre Gravuras e Traçose da apresentação musicalSampiano, que marcou a abertura do evento. Segundo ela, o trabalho intenso e a dedicação de todos resultaram em uma experiência artística que une talento, cultura e emoção. “Celebramos mais do que a realização de um projeto, celebramos o encontro da arte com o coração”, afirmou.

Entre Gravuras e Traços

A iniciativa integra a programação cultural da mostraEntre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantins, que celebra a presença da arte nacional no estado, reunindo nomes consagrados das artes visuais e promovendo o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.

Projeto Sampiano - sons que contam histórias é composto por Evando Sampaio, acompanhado do flautista e saxofonista Foca, do percussionista Murilo Pontes e do produtor técnico Marcos Vinícius Panda - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Evando Sampaio é o idealizador do projeto que reuniu referências modernistas da música brasileira - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins