Geral Governo
Seduc lança Sistema Integrado de Estágio Supervisionado do Maranhão (Siesma)
Estado é o 2º do Nordeste a implementar esse tipo de sistema para fortalecer a formação prática de futuros professores na rede estadual.
21/10/2025 22h27
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira (21), o Sistema Integrado de Estágio Supervisionado do Maranhão (Siesma), uma iniciativa pioneira que organiza e fortalece o estágio curricular supervisionado obrigatório nas escolas da rede pública estadual. O programa foi criado com o objetivo de garantir uma experiência prática de qualidade aos estudantes de licenciatura, promovendo a integração entre instituições de ensino superior (IES), escolas estaduais, professores preceptores e estagiários, em uma rede colaborativa de formação docente.

Entre os objetivos do Siesma estão o fortalecimento da formação prática dos licenciandos, o acolhimento e acompanhamento qualificado dos estagiários pelas escolas e professores preceptores, além da promoção de experiências pedagógicas alinhadas às reais necessidades da educação pública maranhense.

“É um programa destinado a qualificação dos acadêmicos das licenciaturas que estagiam ou estagiarão na nossa rede com esse cuidado de acompanhamento pedagógico, monitoramento, frequência e qualificação da aprendizagem. Estamos garantindo iniciativas boas para instituições de ensino superior que tem parceria com a educação e iniciativas exitosas para os estudantes que estão na escola”, destacou a supervisora de Currículo Escolar, Patrícia Fernandes.

Com base na Instrução Normativa nº 01/2025, o Siesma estabelece regras, fluxos e responsabilidades para a realização dos estágios, assegurando que o processo ocorra de forma padronizada, transparente e em conformidade com a legislação. O programa conta com a parceria do Movimento Profissão Docente que contribuiu para a implementação e avaliação da política de estágio no Maranhão. Além de estar alinhado às diretrizes do Novo Enade e da Base Nacional Comum para a Formação Docente (BNC Formação), fortalecendo o vínculo entre teoria e prática na formação dos futuros professores.

O funcionamento do programa envolve o cadastramento formal das IES e o estabelecimento dos termos de cooperação técnica com a Seduc. As Unidades Regionais de Educação (UREs) definem os campos de estágio, e todo o processo é monitorado de forma integrada pelo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigep), que registra a entrada e a saída dos estagiários nas escolas. O acompanhamento também é feito por meio de uma aba exclusiva no site da Seduc, que permite às instituições e aos estudantes consultar vagas e informações sobre os estágios.

Outro pilar importante do Siesma é a formação dos professores preceptores, responsáveis por orientar os estagiários nas escolas. Para isso, a Seduc, em parceria com a Fundação Escola de Governo do Maranhão, oferece um curso de formação online de 40 horas, que prepara os docentes da rede para atuarem como preceptores e avaliadores. Essa etapa garante que o acompanhamento do estágio tenha qualidade e que o processo formativo contribua efetivamente para o desenvolvimento profissional dos futuros professores.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, afirma que o programa é um avanço na qualidade dos profissionais formados nas instituições de nível superior. “Somos o segundo estado do Nordeste a ter o sistema integrado de acompanhamento de estágio curricular que vai fortalecer cada vez mais as práticas docentes dos nossos licenciandos e fortalecer cada vez mais a formação acadêmica dentro do nosso Estado”, destacou.

Com o Siesma, o Maranhão consolida uma política educacional inovadora, que valoriza a formação prática dos licenciandos e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da formação docente e o fortalecimento da rede pública de ensino.