Quinta, 26 de Janeiro de 2023
21°

Tempo limpo

Osasco, SP

Especiais Escola da corrupção

Conversa entre pai de Santo e investigado na operação Raio X vira prova de corrupção

Osasco é uma das cidades em que o esquema foi operado por mais de 2 anos.

21/02/2022 às 14h18 Atualizada em 21/02/2022 às 14h43
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Conversa entre pai de Santo e investigado na operação Raio X vira prova de corrupção

As conversas ocorreram entre um operador do esquema que envolve o uso de organizações sociais da saúde que prestam serviço a estados e municípios do Brasil e um pai de santo.

A Operação Raio X foi deflagrada em setembro de 2020, quando foram cumpridos 237 mandados de busca e apreensão e 64 de prisão em municípios de São Paulo, incluindo Osasco e em 57 cidades de outros estados, como Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Durante dois anos, a OS Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu administrou o hospital municipal Antônio Giglio, e outras demais unidades de pronto atendimento na cidade de Osasco. 

Histórico da operação

Em 2020, foi divulgado que a ação seria o resultado de dois anos de investigação que apontou a existência de um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos para desvio de dinheiro em contratos de gestão de saúde com organizações sociais. Segundo a apuração, as licitações com as organizações que fazem a administração de hospitais e outros equipamentos de saúde eram fraudadas ou superfaturadas.

Trechos da conversa entre o operador e administrador de hospitais Fernando Rodrigues de Carvalho e o seu guia espiritual Diogo Luis Cardoso.

Fernando, sobre o negócio do hospital. Pode dar liga a você e até render um bom dinheiro.

Termina assim o primeiro das dezenas de diálogos entre o pai de santo Diogo Luis Cardoso e o administrador de hospital Fernando Rodrigues de Carvalho. Era 2018. 

Se fechar, vou mandar 2 mil; mil para o senhor e mil para o senhor fazer um agrado a Exu

Os negócios cresceram e Carvalho relatou que iam pegar um hospital em Osasco. "Contrato de 9 milhões mês." O grupo começou a atuar no Pará, onde Carvalho disse que iam "ganhar muito dinheiro". Em abril de 2019, começaram as intrigas. Carvalho relatou que um colega estava "envolvido com o negócio do Pará e 'tá' saqueando o hospital de Osasco". "Está pondo dinheiro na mão dos Cleudson ... E muito. Não se sustenta. Vai dar m..." Diogo respondeu rápido. "Vou dar um jeito nisso. Vixi, perigoso isso." Carvalho desabafou. "Tá muito esquisito. Muito dinheiro, muito fácil. Os caras que ele pôs lá não conhecem nada." O guia concluiu: "Logo a casa deles cai, 'cê' quer ver!?"

Cleudson Montali é investigado na operação Raio X, que apura desvio de verba em contratos fraudulentos da Saúde por meio de OSs. Quatro mandados de busca foram cumpridos no noroeste paulista; entre os alvos da fase da operação deflagrada em janeiro deste ano, está o ex-governador de SP, Márcio França (PSB). Cleudson foi preso na fase anterior da operação e está na penitenciária de São José dos Campos (SP).

"Pai, o Cleudson é muito safo. É bandido mais que os de Osasco. Aqui (Pará) está junto com o governador". E revelou que cobraram R$ 107 milhões no hospital do Pará. "Não custava 50."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP
Osasco - SP
Sobre o município Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco, SP Atualizado às 20h28 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sex 29°C 16°C
Sáb 27°C 18°C
Dom 28°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete