O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eurípedes Fernandes, participou nessa quarta-feira, 8, da abertura do 11º Seminário de Educação Infantil, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime/TO). O evento, que segue até o dia 10 de outubro, tem como temaEducação Infantil no Processo da Alfabetização na Primeira Infânciae ocorre no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.
O seminário tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam na Educação Infantil, incluindo professores, coordenadores pedagógicos, técnicos municipais, dirigentes e formadores, oferecendo ferramentas e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, com atenção especial às demandas da primeira infância. A iniciativa também busca fortalecer a implementação do Documento Curricular do Tocantins, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O secretário-executivo da Seduc, Eurípedes Fernandes, reforçou o compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios. “Nossa missão é desenvolver políticas que gerem resultados efetivos, trabalhado ao lado dos municípios para fortalecer cada vez mais o trabalho conjunto. Conheço bem a importância dessa parceria, como professor, e como gestor. Quando fui secretário da Educação em Gurupi, na gestão do então prefeito Laurez Moreira, ampliamos o atendimento de 84 para 2 mil crianças em creches. Esse é o tipo de avanço que buscamos replicar em todo o estado”, destacou.
Eurípedes Fernandes ressaltou ainda o empenho da atual gestão em ampliar a atenção à primeira infância. “Os desafios são grandes, mas a Seduc está de mãos dadas com os municípios para fortalecer essa fase tão importante da Educação, que é a base de todo o processo de aprendizagem. A gestão do governador Laurez Moreira tem buscado caminhos para que possamos evoluir cada vez mais. Este seminário é uma oportunidade para que educadores e gestores saiam ainda mais preparados para o próximo ano”, pontuou.
Durante a abertura, o presidente da Undime Tocantins, Humberto Campos de Castilho, destacou a importância da Educação Infantil como base do processo de alfabetização.
“A Educação Infantil oferece as bases para que a criança se torne um leitor e escritor. O foco e a imersão no mundo da linguagem favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento. É nessa fase que são construídas as estruturas que sustentam a alfabetização e o ensino fundamental. Por isso, buscamos oferecer formações que qualifiquem ainda mais o trabalho dos nossos professores”, afirmou.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro, também destacou a relevância do encontro. “Este é um momento importante, que reúne gestores e formadores para refletir sobre o processo de alfabetização já na primeira infância. A Seduc, por meio do regime de colaboração, tem atuado na oferta de material pedagógico e formação continuada, garantindo que os professores das redes municipais tenham acesso às práticas adequadas à faixa etária das crianças, valorizando o lúdico, o brincar e o fazer. Nosso compromisso é assegurar o direito de aprendizagem a todas as crianças tocantinenses”, ressaltou.
O evento segue até o dia 10 de outubro com palestras, oficinas e mesas-redondas, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da rede de educadores que atuam na Educação Infantil em todo o Tocantins.