Geral Paraíba
Estudantes paraibanos protagonizam debates sobre sustentabilidade na VI Conferência Nacional do Meio Ambiente
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participa, nesta semana, da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJM...
09/10/2025 01h35
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Paraíba

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participa, nesta semana, da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada em Luziânia (GO). O evento, que conta com o apoio dos Ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, reúne estudantes de todo o país com o objetivo de promover o protagonismo juvenil e o compromisso das escolas com a sustentabilidade e a justiça climática.

A Paraíba está representada por 15 escolas das redes públicas estadual e municipal, com 15 estudantes delegados, três professores acompanhantes e três representantes da Secretaria de Estado da Educação. Também compõem a delegação paraibana Wleica Quirino, gerente executiva de Diversidade e Inclusão, Eudécio Carvalho Neco, gerente operacional de Educação Ambiental, além de um representante da Coordenadoria de Educação (COE/PB).

Entre as escolas participantes estão as EEEF João XXIII; EEEF Monsenhor João Milanês; EMEIEF Carolino de Sousa Neto; EMEF Dr. Chateaubriand; EMEF Padre Antonino; EMPG Professora Catarina de Sousa Maia; EEEF Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho; EEEIEF Isaura Soares de Lima; EMEF Monsenhor Manoel Vieira; EMEIEF Cacique Domingos Barbosa dos Santos; EEIEF Arlindo Bento de Morais; EMEIEF Amélia Soares de Morais; EMEIEF Dr. José Dantas Pinheiro; EMEIEF Jacob Guilherme Frantz; e o Centro Educacional Água Azul Escola do Campo.

O projeto “Agroecologia e Sustentabilidade: Perspectivas Plurais na Escola do Campo”, desenvolvido pela EMEIEF Jacob Guilherme Frantz, foi o selecionado para representar o estado na etapa nacional. O trabalho é conduzido pelo professor Marlon Tardelly Morais e pelo estudante delegado Francisco Wesley de Araújo Mendes, e propõe uma reflexão crítica sobre a agroecologia como alternativa sustentável à agricultura tradicional, destacando os benefícios do alimento orgânico e agroecológico.

A iniciativa valoriza o diálogo entre saberes comunitários e práticas contextuais, com a participação ativa de agricultores, mulheres da comunidade, servidores, gestores e famílias. O projeto também se destaca pelas parcerias institucionais com o IFPB, onde foram realizadas visitas guiadas e minicursos, como o de produção de sabão ecológico com as famílias e o de microaspersor ecológico. Outro ponto forte é o Jornal Verde, uma ação de educomunicação que incentiva os estudantes a refletirem sobre o papel da educação frente à justiça climática.

Durante a abertura da Conferência, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do evento como espaço de formação cidadã e de construção coletiva.

“Foi um ano inteiro de discussão nas escolas brasileiras, mas o tema meio ambiente tem que ser permanente e em todos os níveis escolares. É impressionante como filhos e filhas vão para a casa e mexem na consciência dos pais em relação ao meio ambiente”, afirmou o ministro. Ele acrescentou ainda que “as crianças e adolescentes são protagonistas na construção de um país mais justo e sustentável, e uma política governamental precisa ser construída a partir da escuta”, disse.

Representando a Paraíba, Wleica Quirino, ressaltou o papel da educação inclusiva e da diversidade na formação ambiental dos estudante.

“Para a Paraíba, é uma honra participar com tantas escolas e estudantes numa ocasião que fortalece o diálogo entre juventude e políticas públicas ambientais. Acreditamos que uma educação plural e inclusiva deve escutar vozes diversas, das comunidades tradicionais, da escola do campo e das famílias, para que possamos construir juntos caminhos mais sustentáveis e justos para o nosso território”, destacou.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um espaço de formação e mobilização, que busca envolver crianças e adolescentes nas decisões que impactam o presente e o futuro do planeta. A participação da Paraíba reafirma o compromisso da SEE-PB com a educação ambiental, a diversidade e o protagonismo juvenil, fortalecendo ações que unem sustentabilidade, ciência e cidadania nas escolas.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba