
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Divaldo Rezende, recebeu lideranças indígenas e representantes institucionais, nessa segunda-feira, 6, para discutir os avanços e desafios do processo de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) realizadas no âmbito do Programa Jurisdicional de REDD+ (JREDD+) nos territórios indígenas do Tocantins.
A reunião, realizada na sede da Secretaria, contou com a presença do presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), Marquinho Karajá; do presidente do Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Icapib), Cacique Ixati; e do vereador de Formoso do Araguaia Micael Javaé. Também participou do encontro a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos.
Na ocasião, as lideranças reconheceram o caráter inédito e participativo do processo de construção do programa JREDD+, destacando que, pela primeira vez, o Estado tem adotado uma abordagem que respeita e ouve diretamente as comunidades indígenas, consideradas as principais interessadas nas políticas ambientais que afetam seus territórios.
Iniciado em março deste ano, o processo de consulta do Programa Jurisdicional de REDD+ ouviu povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores, o setor agroprodutivo e instituições governamentais. Das 60 oficinas participativas realizadas até o momento, 40 ocorreram com Povos Indígenas, Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PIQPCTAF), 15 com representantes das instituições governamentais e cinco com pequenos, médios e grandes produtores rurais.
O secretário Divaldo Rezende reforçou que o JREDD+ é um legado da política ambiental do Estado e colocou a Secretaria à disposição como parceira permanente dos povos indígenas. Ele também afirmou que haverá um representante de cada segmento dos Povos Indígenas, Quilombolas, Comunidades e Povos Tradicionais, e Agricultores Familiares para o acompanhamento dos próximos editais, que também receberão capacitação específica para atuar de forma técnica e informada.
A superintendente Marli Santos explicou os critérios para a escolha das entidades representativas, em conformidade com as instruções normativas que regem o processo, e elogiou o envolvimento das organizações indígenas durante todas as etapas da CLPI.
Lideranças
O presidente da Arpit ressaltou que, inicialmente, muitos indígenas desconheciam o que era o JREDD+, mas que, graças às oficinas realizadas dentro das próprias terras indígenas, foi possível esclarecer dúvidas e fortalecer o protagonismo dos povos originários. "Foi um processo de aprendizado, e estamos vendo o governo procurando construir a política pública da forma correta, ouvindo as bases", afirmou.
O vereador Micael Javaé agradeceu a abertura ao diálogo e solicitou apoio logístico para a realização das próximas oficinas do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), marcadas para 16 a 19 de outubro na Aldeia Boa Esperança e de 20 a 23 na Aldeia Horotori. Ele também convidou o secretário e a superintendente da Semarh para participar das atividades, reforçando a importância da presença institucional do Estado.
As lideranças indígenas também solicitaram apoio logístico para viabilizar a participação de uma delegação indígena do Tocantins na COP30, que será realizada no próximo mês, em Belém/PA.
Amazonas Ipaam segue até 21 de novembro com ações de educação ambiental em escolas de Canutama Meio Ambiente Parque do Cocó terá apresentações musicais e circenses no Vem Pro Parque deste fim de semana O Parque Estadual do Cocó será palco de muita música e arte circense neste sábado (15) e domingo (16), dentro da programação gratuita do Vem Pro Pa...
Piauí Piauí desponta entre os estados mais transparentes do país no combate ao desmatamento Meio Ambiente Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 14 de novembro Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Piauí Semarh fortalece comitês e leva consciência ambiental para escolas do Piauí
Meio ambiente Governo emite licenças ambientais para ampliação industrial em Carlos Barbosa e para construção de oceanário em Gramado
Meio Ambiente Dibea Estadual apresenta iniciativas do Governo de Santa Catarina em bem-estar animal em evento nacional de políticas públicas para o segmento Mín. 17° Máx. 28°