Foi realizada nesta quinta-feira (25) a primeira etapa da “Jornada para os Municípios - Conexões Inteligentes: IA Aplicada à Gestão Pública”, uma capacitação focada na aplicação prática, estratégica e ética da Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da gestão pública promovida pelo Governo do Estado.
Realizada por meio das secretarias da Administração e da Previdência (SEAP) e da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a ação é voltada a servidores, principalmente dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, para, em seguida, ser expandida para todo o Paraná. O evento teve a presença de servidores de mais de 20 cidades paranaenses.
O conteúdo integral da Jornada tem foco em cinco objetivos principais, incluindo ampliar a compreensão sobre o papel da IA na administração pública, apresentar aplicações práticas da IA, estimular seu uso como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à inovação na gestão pública, oferecer conteúdos acessíveis, com linguagem prática e conectada à realidade das administrações locais, e fomentar a integração entre áreas e o fortalecimento das capacidades institucionais por meio do uso de tecnologias emergentes.
Após a abertura nesta semana, serão disponibilizados dois webinários em outubro e novembro, além de uma extensa programação para 2026, com a oferta de dois cursos por mês, um deles ao vivo, promovido pela SEAP, e outro assíncrono, oferecido em colaboração com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
INTEGRADOS– Na abertura da primeira etapa, o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, disse que toda ação do Estado é realizada com a parceria de algum município. "A principal missão do Governo do Estado é atender a população e, por isso, precisamos trabalhar cada vez mais integrados. O Governo do Paraná já dá um apoio extraordinário aos municípios, e vamos continuar assim com capacitação dos servidores”, ressaltou.
Para o diretor-geral da SEIA, Marcos Stamm, a inovação começa nas equipes, com uma boa visão de governo. "Assim, a SEIA vem trabalhando com a grande responsabilidade de capacitar os servidores em relação à IA”, explicou.
A iniciativa é realizada em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) a Escola Virtual de Governo (EV.G), e a Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, ligada à Prefeitura da Capital.
“Hoje é um dia muito importante para a busca pelo conhecimento, de maneira integrada. A nossa ideia é levar esse conhecimento para os municípios da Região Metropolitana, e também para todo o Estado, utilizando essa estrutura que é muito bem organizada pelo Governo do Paraná”, disse o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura.
PROTOCOLO DE INTENÇÕES– Durante o evento foi assinado por representantes do Estado e de municípios da RMC um protocolo de intenções, primeiro passo da cooperação que tem como objetivo desenvolver, organizar e executar programas de capacitação continuada em Inovação e Inteligência Artificial, voltados à modernização da gestão pública estadual e municipal.
“Somos muito gratos por essa parceria. É muito bom para os municípios que as secretarias estaduais tenham essa preocupação de capacitar os servidores municipais, porque são eles quem mais interagem com a população das cidades”, afirmou o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem.
NOVOS CAMINHOS– Na abertura da primeira etapa da Jornada para Municípios foi ministrada a palestra magna com o tema “Inovar é Público: Inteligência Artificial e os Novos Caminhos da Gestão”, conduzida pelo diretor de Capacitação e Relações Institucionais da SEIA, José Eduardo Padilha. Ele é graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), e com experiência em gestão acadêmica e científica.
"A ideia dessa primeira etapa é introduzir o uso da IA como ferramenta. Não queremos ensinar a criar programas de IA. Isso já vai servir como uma boa base para o restante desse curso”, explicou Padilha.
A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, ressaltou o interesse retratado pela ampla participação no evento. “É uma grande satisfação ver esse auditório cheio. Estamos muito empenhados nessa tentativa importantíssima de levar as capacitações para o interior”, Aline.
PRESENÇAS– A abertura também teve a presença do vice-prefeito de Colombo, Paulo Coradim; do vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira da Rocha; da diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske; e do secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Neco Prado.