
Em sessão solene nesta quarta-feira (25), a partir das 19h, o músico, compositor e empresário Rogério Resende da Silva, de 69 anos, receberá o título de Cidadão Honorário de Brasília. A iniciativa da homenagem é da deputada Paula Belmonte (Cidadania) e a solenidade acontecerá no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com transmissão ao vivo da TV Câmara Distrital .
O homenageado é conhecido por sua dedicação à música e por ser o fundador da Casa do Piano, um espaço de referência para amantes e profissionais desse instrumento no Brasil. Nascido em 1954, em Pelotas (RS), Rogério possui uma trajetória marcada pela paixão pela música e pela busca de excelência no cuidado e na promoção do piano como instrumento artístico e cultural.
Atualmente, Rogério Resende é o único restaurador de piano do DF. De família pobre, sua paixão pelo instrumento começou ainda na terra natal, aos 18 anos, quando viu pela primeira vez um de perto. "Fiquei extasiado com a produção e com o tamanho do piano. Mas não tive chance de tocar, só vi no clube. Mas aquilo ficou guardado", lembra.
Em 1974, veio com a esposa para Brasília. Primeiro tocou guitarra. Apresentava-se em bares, restaurantes e hotéis da capital, momentos que aproveitava para saber mais sobre o instrumento.
Segundo a autora da homenagem, em sua justificativa, Rogério foi pianista por um tempo, mas logo saiu do teclado e passou de vez para dentro do instrumento e, desde 1982, vive do ofício. No mesmo ano, também fundou a Casa do Piano, localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo à DF-001.
A Casa do Piano tornou-se um espaço único, voltado à valorização e preservação da tradição do piano. Mais do que um local de venda e restauração de instrumentos, a Casa do Piano é reconhecida como um ponto de encontro para músicos, estudantes e estudiosos.

“Com sua visão inovadora e compromisso com a arte, Rogério Resende construiu um legado que transcende sua atuação empresarial, consolidando-se como uma figura essencial na promoção da cultura na capital federal. Sua dedicação à música e seu compromisso em preservar e valorizar o piano como um símbolo artístico fazem dele uma personalidade que merece ser homenageada por esta Casa Legislativa”, justificou Paula Belmonte.
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF
São Sebastião - SP Escolas de Samba do grupo de acesso brilham e fazem o público sambar na Rua da Praia
Piauí Piauí se consolida como referência nacional em investimentos culturais
Amazonas Carnaval na Floresta 2026: Vice-governador Tadeu de Souza destaca presença do Estado em desfiles no Sambódromo
Amazonas Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Grupo Especial encantam o público no Sambódromo de Manaus
Amazonas Carnaval na Floresta 2026: Desfile do Grupo Especial recebe reforço do Governo do Amazonas na cultura, segurança e assistência aos foliões
Cultura Espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura têm alterações nos horários de funcionamento no Carnaval
Cultura Minas Gerais diversifica oferta turística e redesenha mapa das experiências no estado
São Sebastião - SP Casa Severino Ferraz apresenta exposições que celebram memória e saberes da cultura caiçara em São Sebastião
São Sebastião - SP Exposição ‘Mulheres Reais’ celebra rainhas do Carnaval de São Sebastião Mín. 21° Máx. 32°