
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta segunda-feira, 9, a reforma do setor de coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). A obra teve investimento de R$ 771.992,30, proveniente de fontes de recursos federal e estadual, e será importante para ampliar o serviço de coleta de sangue para atender a hemorrede de Sergipe, formada por 37 unidades de saúde.
A reforma incluiu a ampliação do espaço, que agora conta com 13 poltronas para coleta simples e uma poltrona destinada a procedimentos de aférese. Também foram acrescentados quatro consultórios, sendo dois voltados para consultas e um para atendimento do serviço social. As melhorias proporcionam um ambiente mais amplo, funcional e humanizado.
“Doar sangue salva vidas, e o Hemose vem fazendo o seu papel. Entregamos uma nova sala de coleta de sangue para dar conforto e dignidade a todos que buscam o nosso serviço. Com muito empenho e trabalho conseguimos concluir a obra e entregar à sociedade. Nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento de qualidade à população sergipana”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.
O doador regular Newton Marcos dos Santos, conhecido como ‘Nilton Doador’, valorizou o novo espaço disponível para a sociedade. “Sou doador desde 1983 e para mim é uma satisfação enorme acompanhar o desenvolvimento do Hemose, com uma estrutura bonita e ampla para dar um conforto que nós estávamos esperando”, ressaltou.
Para o diretor-geral da FSPH, Charles Leal, a entrega da reforma é fundamental para continuar salvando vidas. “É uma alegria e uma honra para todos nós que fazemos parte da Fundação poder entregar essa obra. Agora, nós damos um maior conforto para a sociedade, aos doadores, e convidando cada vez mais pessoas para salvar vidas. Quanto mais conforto oferecemos, mais as pessoas se sentem à vontade para voltar. Sangue não se fabrica, e só conseguimos obter através de doações”, salientou.
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga Oliveira, ficou emocionada com a entrega e reforçou a importância da doação voluntária de sangue: “É uma emoção muito grande, só temos a agradecer. Nada mais gratificante do que entregar uma reforma tão importante em um mês alusivo aos doadores que é o ‘Junho Vermelho’, um período de conscientização da importância da doação para salvar vidas”.
A deputada estadual Maísa Mitidieri prestigiou a entrega e destacou o carinho que tem pela unidade. “Sou biomédica de formação e meu primeiro estágio foi na FSPH. Essa reforma é muito importante para quem frequenta, quem doa e salva vidas, e também para aqueles que trabalham aqui, porque estamos dando qualidade e acolhimento para eles. Parabenizo a todos que tiveram a iniciativa e fizeram isso acontecer. Tenho muito carinho pela Fundação e sei da importância que esse lugar tem", frisou.
Atendimento
O Hemocentro teve no primeiro trimestre de 2025 uma quantidade recorde de doações de uma série histórica de mais de 20 anos. Até o início do mês de junho, o órgão já havia registrado um total de 12.359 doações de sangue. Em média, o Hemose recebe 120 doadores por dia, e com o aumento da capacidade irá fornecer um atendimento mais célere para os doadores, diminuindo o tempo de espera da recepção ao fim da doação.
A unidade conta, também, com um ambulatório de Hematologia de Sergipe que realiza atendimento regular a cerca de 120 usuários cadastrados, portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias hereditárias. Para esse acompanhamento, o Hemose disponibiliza uma equipe multiprofissional, composta por médicos onco-hematologistas, pediatra, odontólogo, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, farmacêuticos, dentre outros.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos podem ser feitos nos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.















São Sebastião - SP CCZ leva informação sobre mundo animal para moradores da Costa Sul
Saúde Instituto de Previdência notifica pensionistas para prova de vida anual
Tocantins Governo do Tocantins instala painéis solares no Hospital Regional de Paraíso
Tocantins Governo do Tocantins fortalece políticas de enfrentamento ao racismo na saúde durante o 1º Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde realiza Oficina de Vigilância e Resposta para atuação em prévia carnavalesca
Sergipe SES realiza reavaliações médicas pós-operatórias de pacientes que participaram do mutirão de cirurgias de varizes
Amazonas Monitoramento contínuo: FVS-RCP atualiza situação das arboviroses no estado Saúde Gestantes de áreas vulneráveis têm risco maior de perder bebê Estudo da Fiocruz traz dados sobre gestação e situação socioeconômica
Piauí Sesapi ampliará vacinação contra dengue para crianças e adolescentes em dois novos territórios Mín. 17° Máx. 28°