Terça, 29 de Abril de 2025
17°

Tempo nublado

Osasco, SP

Saúde Sergipe

Fundação Renascer oferta acompanhamento pedagógico e atividades educacionais para jovens da CASEM

Proposta pedagógica utiliza espaços para promover aprendizagem dinâmica e integrativa aos socioeducandos

19/03/2025 às 12h39
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Proposta pedagógica utiliza espaços para promover aprendizagem dinâmica e integrativa / Foto: Ascom Renascer
Proposta pedagógica utiliza espaços para promover aprendizagem dinâmica e integrativa / Foto: Ascom Renascer

Para garantir a ressocialização efetiva de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM), administrada pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação Renascer, oferece acompanhamento pedagógico aos socioeducandos. A atividade é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, que disponibilizam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos níveis fundamental e médio. Atualmente, 25 adolescentes são atendidos pelo programa.

Além das aulas regulares, a escola que funciona na CASEM dispõe de atividades complementares para estimular o interesse dos alunos. Entre elas, destacam-se oficinas temáticas como Robótica, Eletrônica Básica, ‘A Magia da Ciência’, ‘A Arte Libertadora’, ‘Ser Cidadão’, ‘Um Mergulho através da Leitura’, e aulas de reforço em Português e Matemática. As atividades buscam ampliar o repertório cultural dos jovens, incentivando a cidadania e preparando-os para a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Segundo um dos jovens atendidos, de 17 anos, as aulas de robótica e eletrônica básica são muito interessantes e especiais, principalmente pela dedicação do professor, que traz todo o material necessário e ensina de forma clara.

"Durante as aulas, eu e os demais aprendemos sobre ligações elétricas, como conectar LEDs e alarmes, além de entender a importância da polaridade das baterias. Um dos temas abordados foi a criação de um alarme com sensor de água, útil para alertar sobre enchentes. Essa experiência é vista como muito valiosa, pois pode ajudar a evitar tragédias ao despertar pessoas durante inundações, prevenindo perdas de materiais e riscos de afogamento. A conscientização sobre esse conhecimento poderia reduzir os danos causados por enchentes", enfatizou o jovem satisfeito.

Para o diretor da CASEM, Rodrigo de Oliveira, a proposta pedagógica vai além das salas de aula e utilizam espaços como laboratório de informática, biblioteca, academia e auditório para promover uma aprendizagem mais dinâmica e integrativa aos socioeducandos. "A equipe pedagógica trabalha de forma interdisciplinar, buscando desenvolver nos jovens competências que contribuirão para sua reintegração. Vale ressaltar que muitos não tiveram oportunidade lá fora, e aqui é uma forma de mostrar para eles que nosso maior objetivo é  ajudá-los a crescer profissionalmente, através da educação”, disse ele.

Foto: Ascom Renascer
Foto: Ascom Renascer
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 20h04 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 21°

Qua 21°C 13°C
Qui 23°C 13°C
Sex 24°C 15°C
Sáb 26°C 15°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes