Nos primeiros dois meses de 2025, a arrecadação da Compensação Previdenciária (Comprev) para a Riopretoprev (Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto) atingiu um marco histórico, totalizando R$ 3,4 milhões, um aumento expressivo de 320% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse resultado inédito é fruto do trabalho técnico da equipe da Riopretoprev, que, através da implementação de um sistema automatizado para gestão dos requerimentos de compensação previdenciária, otimizou os processos e agilizou a arrecadação. Essa ferramenta, que se comunica diretamente com o sistema da Dataprev, permite uma gestão mais eficiente dos requerimentos de compensação previdenciária.
A Dataprev é a empresa pública brasileira de Tecnologia e Informações da Previdência, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social.
O Coronel Miguel Elias Daffara, diretor superintendente da Riopretoprev, destaca a importância dessa inovação: "A automatização do processo de compensação previdenciária representa um avanço significativo para a Riopretoprev. Essa ferramenta nos permite otimizar nossos recursos, garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário e, consequentemente, oferecer serviços de maior qualidade aos nossos segurados", destaca o diretor da autarquia.
Além do resultado positivo obtido nos primeiros meses do ano, a perspectiva para os próximos meses é ainda mais otimista. No mês de janeiro, foram deferidos mais 25 requerimentos de compensação previdenciária, o que resultará em repasse adicional para a Riopretoprev, no aporte de R$ 2,5 milhões no mês de março.
Para saber mais:
O que é o Comprev?Comprev é a abreviação de Compensação Previdenciária. É um mecanismo que permite ajustar as contas entre o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), como o da Riopretoprev.
Para entender melhor:Imagine que um servidor público trabalhou parte de sua vida na iniciativa privada (contribuindo para o INSS) e parte no serviço público (contribuindo para a Riopretoprev). A Comprev serve para "ajustar as contas" entre esses dois regimes, garantindo que o servidor tenha todos os seus direitos previdenciários reconhecidos no regime que concederá a aposentadoria.
Mín. 18° Máx. 24°