Segunda, 29 de Novembro de 2021
21°

Alguma nebulosidade

Osasco - SP

Especiais Conscientização

Racismo institucional: o que é e como o trabalhador deve agir caso seja vítima?

Dia 20 de outubro é celebrado o dia da consciência negra no Brasil.

19/11/2021 às 15h08
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Racismo institucional: o que é e como o trabalhador deve agir caso seja vítima?

Por: Nova onda comunicação

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população brasileira é negra. E mesmo com uma população tão miscigenada o racismo institucional continua fazendo vítimas.

Mas o que é racismo institucional?

Racismo institucional é uma forma de discriminação dentro das empresas que privilegia pessoas em função de sua raça.

Se alguém sente que está recebendo um tratamento diferente por ser negro (a) no seu ambiente de trabalho ou se percebe que, mesmo indiretamente, um (a) colega recebe privilégios porque é branco (a), trata-se de racismo institucional.

Para a advogada especializada em direito trabalhista e sócia de Crivelli, Janaina Ramon, o racismo institucional se manifesta de várias maneiras.

“Se o empregador privilegia ou só tem empregados brancos ou se o trabalhador negro nunca é promovido quando concorre com colegas brancos, ele pode estar sendo vítima de racismo institucional”, explica.

Janaina destaca que anotar as ocorrências e pedir esclarecimentos do empregador pode contribuir para sanar dúvidas e fazê-lo compreender a questão, afinal, é responsabilidade da empresa manter um ambiente inclusivo e sem discriminações.

“Procure perceber e se informar como as contratações são feitas, se candidatos negros também são chamados para entrevistas. Caso perceba que o ambiente de trabalho não é inclusivo, é importante tratar com as lideranças novas formas de reflexão sobre diversidade e quais dificuldades a empresa enfrenta para contratar profissionais. Pequenas mudanças conscientes podem trazer grandes resultados”, continua.

Mas ainda assim, se o trabalhador perceber que os esclarecimentos não são técnicos ou não fazem sentido, ou mesmo que o tratamento é feito de forma jocosa, ele pode estar diante de um empregador que pratica racismo institucional.

Verifique se sua empresa tem canais de denúncia e anote todo o ocorrido, guardando documentos, provas e outras informações pois, se não resolvido, você poderá pedir ressarcimento futuro decorrente de assédio moral no ambiente de trabalho, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco - SP Atualizado às 00h13 - Fonte: ClimaTempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 33°

Ter 26°C 20°C
Qua 24°C 18°C
Qui 25°C 17°C
Sex 26°C 16°C
Sáb 23°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete