O empreendedorismo e a cultura negra serão celebrados no mês de novembro com a realização da 4ª edição da Feira MA Preta, evento anual que tem como objetivo promover o afro-empreendedorismo, valorizar a cultura afro-brasileira e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades negras no estado.
Esse ano a Feira MA Preta terá uma loja colaborativa no Rio Anil Shopping, iniciativa articulada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) para garantir visibilidade e inserção do evento em um espaço comercial de destaque e grande circulação de consumidores.
O Shopping Rio Anil tem sido um grande parceiro em ações para a promoção dos direitos humanos, cedendo seu espaço como um ambiente de acolhimento para atividades inclusivas e diversas. Em setembro, o Shopping forneceu seu um espaço para o projeto Maranhão com Direitos, que recebeu a exposição dos idosos do Creaispi, fruto de dois cursos de capacitação e agora, em novembro, mais uma vez, sede seu espaço para as ações voltadas a população negra.
A inauguração da loja, localizada no 1º piso, será realizada no dia 7 de novembro, às 10h. Haverá solenidade com a presença da secretária de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros; da coordenadora geral do evento, Ana Rosa Silva; além de representantes do Rio Anil Shopping e demais autoridades convidadas e parceiros da Feira MA Preta.
“É com muita alegria que a Sedihpop se soma a este projeto que contribui diretamente com o fomento às iniciativas empreendedoras e da economia criativa da população negra, em especial das mulheres negras, para possibilitar a geração de renda e autonomia desse segmento social. Durante dois meses a loja será uma vitrine para a cadeia produtiva de produtos afro-brasileiros, confeccionados por artesãos, pintores, escritores, trancistas, cabeleireiros afros, artistas e designers de moda étnica.”, explicou a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros.
A programação de inauguração da loja contará com a realização do Desfile Maranhão Ancestral, para exposição das produções dos participantes da feira e apresentação cultural do Bloco Afro Abiyéyé Maylô e do Tambor de Crioula de Mestre Leonardo (Liberdade).
Quem visitar a loja vai encontrar artesanato, joias, biojoias, roupas de crochê, roupas de tecido africano, turbantes, faixas, cabelos orgânicos, sapatos, bonecas e tecidos africanos (Ankara). Também haverá atendimento com trancistas, cabeleireiras, artesãs, cantoras, maquiadoras e gastronômicas.
O evento será aberto ao público. A loja colaborativa da Feira MA Preta no Rio Anil Shopping ficará aberta ao público nos meses de novembro e dezembro, das 10h às 22h, de segunda a sábado e das 12h às 22h, aos domingos.
Serviço
O que: Inauguração da loja colaborativa da Feira MA Preta no Rio Anil Shopping
Quando: Dia 7 de novembro, às 10h
Onde: 1º Piso do Rio Anil Shopping, localizado na Av. São Luís Rei de França, 8 – Turu
Mín. 20° Máx. 31°