Nesta sexta-feira, 1º de novembro, tem início o período de defeso no qual as atividades de pesca serão paralisadas no Estado de Goiás. Essa paralisação tem motivo: a piracema.
A piracema é um fenômeno natural e essencial para a preservação das espécies aquáticas.
É o período em que diversas espécies de peixes buscam locais adequados para reprodução e alimentação. Durante esse ciclo de reprodução, os peixes se agrupam em cardumes e enfrentam as correntezas para garantir a perpetuação da espécie.
Qualquer interferência nesse processo, como a pesca predatória, pode comprometer o ciclo reprodutivo desses animais e afetar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. O período de defeso vai até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Além disso, fica proibida a pesca :
É proibido, ainda, o uso de artifícios para retenção de cardumes, como rações, quireras ou outros meios, em qualquer modalidade de pesca. Desrespeitar essas proibições pode acarretar penalidades conforme a Lei Federal nº 9.605/98, Decreto Federal 6514/2008 e na Lei Estadual 13025/1997.
Durante o período de defeso, algumas atividades de pesca são permitidas sob condições específicas. A pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” pode ser realizada, desde que o pescador possua licença e não utilize iscas com fisgas.
A pesca de subsistência também é autorizada, mas apenas para consumo doméstico, realizada por pescadores ribeirinhos de maneira artesanal e sem finalidade comercial.
Além disso, espécies exóticas ou híbridas, como a tilápia, podem ser abatidas e transportadas, uma vez que são introduzidas fora de sua área de distribuição natural e podem causar impactos ecológicos. A lista completa dessas espécies está disponível na cartilha da Semad.
Para facilitar o entendimento das normas e garantir que todos sigam as orientações de preservação, a Semad elaborou uma cartilha informativa . O material inclui uma lista detalhada das espécies exóticas e híbridas permitidas para abate e transporte, além das especificações para cada bacia hidrográfica em Goiás.
Acesse a cartilha para conferir todas as regras e contribua para a preservação de nossos rios e espécies aquáticas.
Meio Ambiente terá painel na COP-16, na Colômbia
Meio Ambiente abre novo ciclo de logística reversa
Meio Ambiente inaugura nova sede em Goiânia
Meio Ambiente debate planos de manejo de três parques estaduais
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás
Mín. 20° Máx. 31°