Nesta sexta-feira, a gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, promoveu a quinta edição do “Baile da Matinta”, evento alusivo à celebração do "Halloween", uma tradicional festa norte-americana. Mas, no Centro de Reabilitação, o evento ofereceu uma programação regionalizada e inclusiva, recheada de atividades temáticas e momentos de muita diversão e interação entre colaboradores, usuários e seus acompanhantes, que contaram com músicas regionais, cortejo, desfile de fantasias e entrega de mudas do jardim sensorial da instituição.
Organizado pelo setor de Arte e Cultura, o evento reuniu participantes de todas as faixas etárias fantasiados de personagens da cultura popular como o saci, curupira, boto, Iara e matinta, a “dona do baile”, que desfilaram no Hall do CIIR rodeado por um público estimado em mais de 100 pessoas.
Segundo a supervisora do Arte e Cultura, Denise Morais, a proposta do baile regional para o Halloween teve foco nas histórias amazônicas com o objetivo valorizar nossa cultura para manter uma inter-relação com outra cultura.
“A apresentação do fenômeno da multiculturalidade já muito presente entre nossa sociedade. Os usuários e colaboradores foram convidados a customizar fantasias regionais e participar da programação do baile que encantou a todos os presentes”, destacou a profissional.
Entre os participantes do evento, esteve Elda Nascimento, 39 anos, mãe da menina Ester Gonçalves, 10 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e há menos de um mês, recebe assistência da equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), gerenciado pelo CIIR.
A dona de casa acompanhou a filha na consulta de endocrinologista e pediatra. "O baile da Matinta é muito interessante. É a primeira vez que participamos de uma programação cultural tão bacana e diversa como esta, que envolve todo mundo: usuários, acompanhantes e os profissionais da instituição. Enquanto a gente aguarda o atendimento, podemos contar com essa ação de educação cultural, o que é bom para a nossa interação. Parabenizo todos os envolvidos".
Perfil- O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.
Mín. 17° Máx. 26°