Em agenda de trabalho neste sábado (10), no município de Paragominas, no sudeste paraense, o governador do Pará, Helder Barbalho, inspecionou as obras do Novo Hospital Regional Público do Leste, acompanhando o avanço dos trabalhos, que já chegaram a 24% de execução.
"É um prazer poder estar em Paragominas, cumprindo uma agenda importante. Estivemos vistoriando as obras do Novo Hospital Regional do Leste. A obra está chegando a 25%, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025. Neste momento, estamos falando, entre mão de obra direta e indireta, em cerca de 480 empregos. E um detalhe importante que pude sinalizar no campus da Universidade do Estado do Pará: com esse hospital, temos todas as opções de projetar o curso de Medicina e outras especialidades. Que a Universidade do Estado possa, aqui, estar fazendo o vestibular, promovendo os cursos, tendo a retaguarda no hospital, também servindo como um hospital universitário", destacou Helder Barbalho.
Construído com 100% de recursos estaduais, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a unidade garantirá atendimento a moradores de nove municípios do sudeste paraense: Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis, Ipixuna do Pará, Aurora do Pará, Mãe do Rio, Irituia, São Miguel do Guamá e Santa Maria do Pará.
Reconhecimento- Morador de Paragominas, o pedreiro Aureliano Pereira, um dos trabalhadores da obra, falou sobre a importância da geração de empregos para a região com a obra, e frisou o orgulho em fazer parte da construção de um equipamento público na área da saúde.
"É uma satisfação fazer parte desse trabalho, pois esse hospital vai ajudar muita gente, começando pela geração de emprego, pois tinham muitos pais e mães de família que estavam desempregados. Às vezes, a gente precisa de um hospital mais estruturado, precisa viajar para longe e, tendo esse aqui, ajuda muito. Está praticamente na porta da casa da gente. Vai ajudar muitas famílias", assegurou o trabalhador.
O Novo Hospital Regional Público do Leste vai funcionar na área onde ficava o Hotel Regente, no Bairro Promissão I, área urbana do município. Além do prédio, também foi adquirido o terreno no qual está a estrutura física, garantindo a ampliação da unidade, que terá 158 leitos. A obra vai possibilitar que o atual Hospital Regional do Leste seja integrado à rede municipal de saúde.
Mín. 17° Máx. 32°