Foto: Hudson Fonseca/Aleam
Comemorando duas décadas de dedicação à saúde pública do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), celebrou, nesta segunda-feira (10/06), os 20 anos de serviços prestados em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O reconhecimento à FVS-RCP, que é uma instituição da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro. “Esse momento de reconhecimento, de celebração também é importante. Vejo como uma Fundação chave na prevenção de doenças e também no combate às endemias nos municípios do Amazonas”, destaca a deputada.
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, destaca a contribuição da FVS-RCP para a tomada de decisões junto à Secretaria. “Quando a Secretaria de Saúde precisa de uma tomada de decisão, nada melhor do que termos a inteligência da Fundação de Vigilância em Saúde, dentro de olhar ampliado para a geografia e singularidade do nosso estado”, ressaltou a secretária.
Foto: Hudson Fonseca/Aleam
Durante a cerimônia, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, expressou sua gratidão pelo reconhecimento. “Nós estamos felizes com a propositura da deputada Mayara que homenageou esses 20 anos de Fundação de Vigilância e é um reconhecimento de todo o trabalho e da importância da Vigilância em Saúde do Estado. Nós estamos nos sentindo honrados com a propositura”, afirmou Tatyana.
Presente na sessão especial, a servidora da FVS-RCP Eloiza dos Anjos Batista destacou a importância do trabalho contínuo e colaborativo. “Para mim, é um privilégio muito grande fazer parte da família da Fundação de Vigilância em Saúde, contribuindo com a saúde pública. Eu fico emocionada e não tenho palavras para mensurar essa alegria de fazer parte. Eu amo meu trabalho”, disse.
Atuando na vigilância laboratorial na fronteira do Brasil, por meio do Amazonas, com a Colômbia e Peru, o diretor do Laboratório de Fronteiras (Lafron), integrante da FVS-RCP, Herton Augusto Dantas, enfatizou a destaque da instituição. “A área de fronteira, com a unidade descentralizada, contribui com o diagnóstico de saúde pública para a área de fronteiras, com os três países e com os municípios do Alto Solimões”, disse.
Foto: Hudson Fonseca/Aleam
Liderando a Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, uma das mais novas gerências implementadas na instituição, o gerente Jair Pinheiro, ressalta a contribuição da FVS-RCP na saúde pública. “É a Fundação de Vigilância fazendo parte da resposta do estado para o devido enfrentamento ao HIV/Aids, da tuberculose, das hepatites virais, da Sífilis e todas as outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, disse.
Entre os presentes na sessão, além de funcionários da FVS-RCP e da deputada Dra. Mayara, estavam representantes da SES-AM, Superintendência do Ministério da Saúde no Amazonas, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus, Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (IMLD/Fiocruz Amazônia), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta” (FUHAM), Polícia Militar do Estado do Amazonas.
As homenagens foram marcadas por discursos emocionados e pela apresentação de um vídeo institucional que retratou a trajetória da FVS-RCP, destacando os principais avanços da vigilância em saúde ao longo desses 20 anos, incluindo vigilância frente às emergências em saúde pública, como a pandemia de covid-19.
Sobre a FVS-RCP
A FVS-RCP é dedicada à vigilância em saúde no Amazonas, atuando na prevenção, controle e monitoramento de doenças e agravos à saúde. A instituição tem desempenhado um papel fundamental na identificação, monitoramento e controle de doenças, além de implementar estratégias eficazes para a promoção da saúde pública.
Mín. 16° Máx. 29°