Em mais uma edição do “Governo do Pará nos Bairros”, o projeto Cultura Eco, da Cultura Rede de Comunicação, levou, nesta quinta-feira, 23, mais conscientização ambiental aos moradores do bairro do Coqueiro, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A ação social ocorreu na Escola Estadual Rômulo Maiorana e além da ação ecológica, contou com uma série de serviços gratuitos como: consultas médicas, vacinação, testes rápidos para detecção de doenças, emissão de documentos e atendimento veterinário. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram beneficiadas com a programação.
Dona Raimunda Santana, moradora do bairro Águas Lindas, compareceu no evento para aumentar a flora que ela cultiva no quintal da casa onde mora. Essa já é segunda vez que ela participa da dinâmica do "Cultura Eco", trocando 20 unidades de copos plásticos de água, vazios, por uma muda de vegetal.
"Quando soube que o pessoal da Cultura estaria aqui, vim correndo para garantir outra planta para minha casa, porque eu sei que acaba rápido. As plantas me acalmam e deixam meu lar muito mais agradável, além disso, tenho aprendido o quanto elas ajudam na manutenção da saúde do nosso planeta", disse Santana.
Vanessa Vasconcelos, diretora de comunicação comunitária e cidadania da Cultura Rede de Comunicação, diretoria responsável pelo projeto ecológico da emissora, explicou sobre a relevância ambiental do "Cultura Eco". "Nós somos apenas uma gota neste oceano, essa grande ação é do Governo do Pará, com uma rede de assistência, atendimento a saúde dos seres humanos e dos animais e nós, da Cultura, trazemos sempre nossa ação de sustentabilidade, parece pouco, mas não é, não. Toda e qualquer pessoa que esteja circulando no local e que traga para nós, no mínimo, 20 copos plásticos de água recebe uma planta para ajudar no reflorestamento do meio ambiente, então vamos fazer a nossa parte".
A Rádio Cultura do Pará também esteve presente no evento com o estúdio interativo, valorizando a cena da música local ao animar quem passou pelo ambiente com ritmos paraenses e amazônidas.
Em 10 meses de execução, o Projeto Cultura Eco vem sendo exemplo social ao ter retirado, nesse período, cerca de 17.000 metros cúbicos de resíduos sólidos, entregues às cooperativas especializadas em reciclagem, ganhando assim, novas utilidades.
Mín. 19° Máx. 29°