Segunda, 29 de Abril de 2024
30°

Tempo limpo

Osasco, SP

Geral Tocantins

Naturatins celebra 35 anos de preservação ambiental e consolida seu papel na gestão das Unidades de Conservação do Tocantins

Órgão ambiental é responsável pela gestão de 13 Unidades de Conservação, que se destacam como exemplos de proteção ambiental e uso sustentável dos ...

15/04/2024 às 23h55
Por: Redação Osasco Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Parque Estadual do Jalapão encanta visitantes de todo o mundo - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Parque Estadual do Jalapão encanta visitantes de todo o mundo - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) celebra, neste mês de abril, 35 anos dedicados à preservação dos recursos naturais, consolidando sua atuação fundamental na gestão das Unidades de Conservação do Estado (UCs) e na promoção do desenvolvimento sustentável.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, enfatiza a importância da gestão das unidades na preservação da biodiversidade para garantir a sustentabilidade ambiental, cultural e econômica do estado. "É nossa missão, enquanto instituição e sociedade, proteger e conservar os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável do estado. Continuaremos a fortalecer as políticas de conservação, a promover a conscientização ambiental, incentivar o desenvolvimento de atividades sustentáveis que assegurem o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental, para que possamos juntos preservar o patrimônio natural do Tocantins", pontua.

O Naturatins é responsável pela gestão de 13 UCs, que se destacam como exemplos de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Elas são divididas em duas categorias principais: Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. As Unidades de Proteção Integral visam preservar a natureza, permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais, como turismo ecológico e pesquisa científica. As Unidades de Uso Sustentável, por sua vez, permitem o uso dos recursos naturais de maneira sustentável, garantindo a preservação dos ecossistemas.

Parque Estadual do Jalapão

As UCs do Tocantins são exemplos da riqueza natural do estado, abrangendo desde as savanas do Cerrado até as florestas tropicais úmidas. Dentre as 13 unidades geridas pelo Naturatins, destaca-se o Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

O PEJ é reconhecido por sua paisagem singular, que incluem cachoeiras, fervedouros e nascentes naturais, emoldurados por uma flora exuberante.

A paisagem é marcada não só pelas dunas de cor laranja e pela abundância de rios e lagos, mas também pelos vastos campos de capim-dourado e extensos buritizais. Outro atrativo turístico da região é a Serra do Espírito Santo.

As iniciativas de conservação realizadas pelo PEJ e pela APA do Jalapão são essenciais para manter a diversidade biológica da região, permitindo que os visitantes desfrutem de uma experiência única ao explorar a beleza do local.

Os Povoados do Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Rio Novo, comunidades remanescentes de quilombos, guardam um centro de cultura e tradição, onde a arte do artesanato do capim-dourado é mantida viva, refletindo a identidade cultural da região e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Patrimônio ecológico nacional, o Parque é um exemplo de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável, onde o ecoturismo desempenha um papel vital na preservação do cerrado e na promoção da conscientização ambiental.

Unidades de Conservação de Uso Sustentável

Área de Proteção Ambiental das Nascentes de Araguaína;
Área de Proteção Ambiental do Jalapão;
Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado;
Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal-Cantão;
Área de Proteção Ambiental Lago de Palmas;
Área de Proteção Ambiental Foz do Rio Santa Tereza;
Área de Proteção Ambiental Lago de Peixe - Angical;
Área de Proteção Ambiental Lago de São Salvador;
Área de Proteção Ambiental Lago de Santa Isabel;

Unidades de Conservação de Proteção Integral

Monumento Natural Estadual das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf);
Parque Estadual do Cantão;
Parque Estadual do Jalapão;
Parque Estadual do Lajeado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 31°

Ter 31°C 20°C
Qua 31°C 20°C
Qui 31°C 20°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes