Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Osasco, SP

Saúde Saúde

Sesau recebe autorização para retirar vacinas contra a dengue junto à Sesab

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), recebeu autorização para r...

17/02/2024 às 10h00
Por: Redação Osasco Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), através da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), recebeu autorização para retirar na segunda-feira (19/2), os imunizantes contra a dengue destinados ao município. Com isso, a previsão é iniciar a vacinação na terça (20), em todas as salas de vacina disponíveis nos postos de saúde da cidade. De acordo com informe do Ministério da Saúde (MS), a previsão é de que Camaçari receba 8.956 doses para vacinar crianças de 10 a 14 anos.

A liberação dos imunizantes aconteceu por parte da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), na sexta (16). A Sesau informa que, assim que receber as vacinas, iniciará a vacinação em crianças de 10 a 11 anos conforme orientação do MS para este primeiro momento. Ainda, segundo a pasta, conforme haja oferta de doses disponíveis ampliará, de forma gradativa, a faixa etária até os 14 anos.

O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya, não para em Camaçari, conforme dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em 2023, as equipes dos agentes de combate às endemias (ACE) visitaram 483.414 imóveis, onde eliminaram 443.112 focos do inseto.

Mesmo com todo o empenho, em 2023 a Vigilância Epidemiológica notificou 1.536 casos de dengue. Destes, 801 foram descartados (52,2%), 663 confirmados (43,2%), e 72 (4,6%) estão aguardando resultado dos exames laboratoriais, conclusão das investigações ou outras informações relacionadas.

Em 2024, o trabalho da Sesau no combate ao Aedes Aegypti continua. Entretanto, de 1º de janeiro a 16 de fevereiro, a pasta já recebeu 71 casos prováveis de dengue, 31 de Chikungunya e 3 de Zika Vírus. De acordo com a pasta, os números podem ser maiores, uma vez que muitas pessoas com suspeita da doença não procuram as unidades de saúde. E ainda há as situações onde os casos não são notificados aos Distritos Sanitários ou à Vigilância Epidemiológica.

A Sesau reforça que, independente da vacina, a principal forma de vencer o Aedes Aegypti é eliminando os focos de proliferação do mosquito que, em sua maioria, encontram-se dentro dos imóveis residenciais e/ou comerciais. A melhor forma de prevenção, para evitar a proliferação, é eliminar os locais que acumulam água parada a céu aberto, que podem se tornar possíveis criadouros.

Seguem alguns exemplos para eliminar os focos de propagação: cobrir galões ou túneis de água; eliminar a água acumulada nos vasos e caqueiros de plantas; não estocar pneus expostos à chuva; tampar garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção; cobrir recipientes pequenos, como tampas de garrafas deixadas nos quintais ou colocando-as de cabeça para baixo; dentre outros.

Casos de terrenos baldios, com possíveis focos do Aedes Aegypti, também podem ser denunciados à Sesau através da Ouvidoria SUS, ligando para o 156 ou para a Ouvidora- Geral do Município, nos números (71) 3622-7324 e 0800 284 7325 ou pelo e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br. Outro recurso, que tem sido bastante utilizado pela população é o WhatsApp da Ouvidoria-Geral, cujo número é (71) 98137-1615.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 30°

Seg 32°C 21°C
Ter 32°C 21°C
Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes