Um dos carnavais mais tradicionais do Pará ocorre no município de Vigia de Nazaré, na região Nordeste, tem a estimativa de reunir mais de 250 mil foliões em 2024. Nesta segunda-feira (12) houve apresentação dos blocos mais populares da cidade, Cabrasurdos e Virgienses. No primeiro, mulheres usam fantasias masculinas, e no segundo homens se vestem com roupas femininas. Ambos arrastaram para a folia, nas estreitas e históricas ruas de Vigia, cerca de 50 mil pessoas.
Mais de 100 agentes de segurança pública reforçam o policiamento no município, garantindo um período carnavalesco tranquilo a todos os brincantes. As ações de segurança fazem parte da Operação Carnaval 2024, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Segurança.
No municípios, as ações se desenvolvem dentro da normalidade, informou o comandante do CPR III (Comando de Policiamento Regional III), coronel José Wilson. “A Operação tem ocorrido dentro da normalidade, sem nenhuma ocorrência relevante. Nossas equipes estão posicionadas para execução de rondas contínuas, a fim de evitar incidentes. Devido à concentração de pessoas, fazemos, além das ações de ostensividade, as de orientação junto à população. Estamos também com ações integradas, monitorando o percurso percorrido pelo bloco para garantir maior segurança a todos os foliões”, ressaltou.
Diversão tranquila- O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, reforçou o empenho das forças para garantir um feriado tranquilo em 70 municípios do Pará muito procurados pelos foliões. “Vigia, assim como outras localidades do Estado, recebem nosso reforço e ações desenvolvidas especialmente para a cidade, que tradicionalmente recebe um considerável quantitativo de pessoas durante o Carnaval. Todos estarão resguardados para curtir uma diversão tranquila dentro da ordem pública”, assegurou.
As ações no município são realizadas de forma integrada, com o monitoramento das câmeras de segurança dispostas ao longo do percurso, de um pouco mais de um quilômetro, por onde os blocos desfilam. O videomonitoramento é feito nas 24 horas, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle regional, onde estão reunidos representantes das forças estaduais e municipais, com o objetivo de garantir mais agilidade e celeridade diante das ocorrências.
Mín. ° Máx. °