Sábado, 13 de Julho de 2024
15°

Tempo nublado

Osasco, SP

Economia Reoneracão Diesel

Ministro Haddad confirma reoneraçāo diesel

Medida pode causar aumentos para consumidores.

30/12/2023 às 23h27
Por: Carlos Valentin
Compartilhe:
Ministro Haddad confirma reoneraçāo diesel

 O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, oficializou que a reoneração do diesel entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024. No entanto, ele assegurou que essa medida não resultará em um aumento nos preços, pois o imposto será compensado pela mais recente redução no preço do combustível, anunciada pela Petrobras nesta terça-feira (26). O tema foi discutido durante uma reunião realizada nesta tarde, que contou com a participação do ministro da Indústria e Comércio e vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Segundo Haddad, o impacto da reoneração é de pouco mais de 30 centavos por litro. A última redução anunciada pela Petrobras foi de 30 centavos. No começo do mês, em 7 de dezembro, houve uma redução de 27 centavos.

A partir do dia 1º de janeiro tem a reoneração do diesel, e essa reoneração que vai ser feita conta com um impacto de pouco mais de 30 centavos. O impacto da redução do preço anunciado pela Petrobras será de mais de 50%. Se você comparar o preço do diesel, vai ter uma queda no preço, mesmo com a remuneração é bom ficar atento. A Petrobras anunciou hoje um segundo corte que mais do que compensa a remuneração do mês de janeiro. É para ficar atento. Quando vier algum argumento de aumento de preço, não tem nada a ver. — disse o ministro.

Essa será a última fase da reoneração, quando o diesel terá alta de R$ 0,22 por litro. Com isso, a incidência do PIS/COFINS voltará a ser integral, de R$ 0,35 por litro. Os impostos federais sobre a gasolina já foram totalmente restabelecidos em junho.

Os impostos PIS e COFINS do diesel e da gasolina estavam zerados desde 2022, quando a medida adota pelo governo federal na gestão passada, para tentar aliviar o impacto da disparada dos preços de petróleo na inflação. Quando assumiu o comando do país, em janeiro, a administração Lula prorrogou a isenção dos combustíveis. A gasolina já foi reonerada e o segue um calendário gradual até o final de 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carlos Valentin
Carlos Valentin
Sobre Economista, atuou por mais de 2 decádas no mercado financeiro. Podcaster, atualmente cursa jornalismo.
Osasco, SP Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 15°

Dom 25°C 14°C
Seg 22°C 14°C
Ter 22°C 15°C
Qua 25°C 15°C
Qui 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes