Segunda, 29 de Novembro de 2021
21°

Alguma nebulosidade

Osasco - SP

Saúde A perder de vista

Fila para agendar consultas em UBS de Osasco é o retrato da saúde do município

Pessoas sem alternativas melhores, recorrem a um sistema falho e desumano em busca de saúde em uma das cidades mais ricas do país.

10/08/2021 às 11h19 Atualizada em 11/08/2021 às 15h28
Por: Diego Giliotti
Compartilhe:
Fila para agendar consultas em UBS de Osasco é o retrato da saúde do município

Na manhã desta terça-feira (10) dezenas de munícipes se aglomeravam em uma grande fila em busca de agendamento de consultas na UBS, Silvio João de Lúcia, Jd. Helena Maria, zona norte de Osasco. 

Maria Odete de 54 anos, diz que espera há mais de 2 anos para agendar ginecologista na rede municipal, ela afirma que toda vez que tenta a sorte na UBS onde é cadastrada, a resposta é sempre a mesma; a agenda está cheia, ou não tem médico, ou ainda o médico está de férias. 

É sempre assim, a gente vive pela fé, mas está difícil acreditar nesse serviço, só vejo o prefeito publicando reformas e inauguração disso e daquilo, do que adianta se o povo aqui em baixo sofre pra agendar uma consulta simples com um médico? não são dias, nem semanas, são dois anos que eu tento e a resposta é sempre não.

Com a Pandemia iniciada em 2020 e a consequente crise econômica, milhões de pessoas perderam seus empregos, e com ele o acesso aos planos privados de saúde. Esse cenário refletiu em maior procura por serviços essenciais, como é o caso da saúde. 

Falta de planejamento

A cidade de Osasco não criou nenhum plano de contingência para dar celeridade aos atendimentos, há casos em que a espera já ultrapassou 5 anos, sem que houvesse uma justificativa por parte do município. Osasco é uma das poucas cidades que não celebram convênios público privados para desafogar a rede, nem há procura por campanhas ou mutirões para tratar casos menos complexos, para desafogar a demanda atual.

Relembrando

Em Campanha, o prefeito Rogério Lins (PODE) havia prometido zerar a fila de consultas em 90 dias, promessa não foi cumprida e Osasco segue com uma fila de espera de mais de 200 mil consultas não efetuadas. 

Em um vídeo, gestores da unidade citada, declaram que fila era composta por pessoas que fariam exame de sangue, coleta e ainda quem procurava vacina, veja a seguir a declaração:

 

Manifestação popular

Em uma enquete publica do nosso Portal: https://www.oeste360.com/enquetes tivemos a participação de 1104 pessoas que sinalizaram o tempo de espera para realização de consultas na cidade de Osasco. 31,25% dos pacientes aguardam há mais de 1 ano para o chamamento através do SUS. 

 

Veja o resultado da enquete abaixo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco - SP
Osasco - SP
Sobre o município Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Diego Giliotti
Diego Giliotti
Sobre Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco - SP Atualizado às 23h53 - Fonte: ClimaTempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 31°

Ter 26°C 20°C
Qua 24°C 18°C
Qui 25°C 17°C
Sex 26°C 16°C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete