Neste domingo (19), como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, acontecerá a 3ª edição da Feira Afromix no Parque Vitória Régia. O evento terá início às 15h e encerramento às 21h, e terá exposições de moda e arte, barracas de comidas e bebidas, trancistas e atrações musicais.
A criadora e responsável pela realização da feira, Tábata Santos, entende que o espaço tem gerado ótimos frutos “O empreendedorismo Negro é muito potente e criativo” E ainda destaca que a iniciativa visa potencializar e celebrar as conquistas do Protagonismo Negro, na cidade de Bauru.
A Feira AfroMix já está em sua terceira edição, segundo a organizadora, terá muitas novidades em 2023. A Tábata revelou que haverá uma ampla variedade de produtos e expositores de vários segmentos, além da Tenda de Empregabilidade da Paschoalotto.
A programação musical será composta por artistas locais, incluindo apresentações de Ricca Luz, Igor Galdino (cover de Alcione) e Rosa de Samba.
Programação:
Outras atrações
No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será realizada uma homenagem a Zumbi dos Palmares na Praça África, que fica na altura da quadra seis da avenida Nações Unidas. A programação começa às 15h com a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares, simbolizando a importância do ancestral com água de cheiro.
Durante o evento, o Ballet Bela Vista apresentará um número de Maculelê com tambores, cantigas e pontos africanos. Ao final, haverá um plantio de Akoko (folha do reconhecimento), ritual com tecidos brancos em busca de paz, igualdade e respeito, culminando na roda de capoeira com Mestre Jesus e Cojak.
Além disso, o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial: "Caminhos para uma educação antirracista" ocorrerá no Unisalesiano em Lins, no dia 25 de novembro, das 10h às 16h. O evento contará com a participação do CMCN de Bauru na organização, mesa redonda e apresentações culturais (tambores, quadros e declamações de poesias autorais de resistência).
Veja os vencedores do Prêmio Zumbi dos Palmares
Na noite de terça-feira (14) com a sessão solene na Câmara Municipal de entrega do Prêmio ‘Zumbi dos Palmares’. Foram homenageados Luana Nayhara da Silva Oliveira, Irene Barbara Balbino Cosmo e Alexandre Peixoto de Oliveira. Os três foram escolhidos pelo Conselho e tiveram os nomes aprovados pelos vereadores.
A cerimônia no Legislativo foi conduzida pelos vereadores Junior Lokadora e Fabiano Mariano e contou com a presença do secretário de Cultura, Paulo Eduardo Campos e da presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bauru, professora Sebastiana de Fátima Gomes e diversos conselheiros. Após a solenidade foi apresentada uma performance do Centro Cultural Tobias Terceiro, contando a história de Zumbí, seguida de uma roda de capoeira.
Criado em 2013, o Prêmio ‘Zumbi dos Palmares’ reconhece, anualmente, cidadãos ou instituições que se dedicam à luta por justiça, combate ao racismo e outras intolerâncias, para uma sociedade mais democrática.
A Semana da Consciência Negra foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (13), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bauru), com a entrega do Prêmio Luisa Mahin, uma honraria concedida a 11 pessoas da cidade que se destacaram em suas contribuições para a comunidade negra.
Mín. ° Máx. °