A Casa Amarela – Quilombo Afroguarany, localizada na rua da Consolação em São Paulo, recebe em seus espaços nos dias 09 e 10 de novembro a Mostra “Do Coisário ao Relicário: memórias e afetividades”, composta de exposição de relíquias da comunidade da EMEI Gabriel Prestes, escola municipal de Educação Infantil que atende crianças de 4 e 5 anos na região central da cidade.
A comunidade escolar composta de famílias, crianças e educadores participam trazendo para compor o acervo objetos de valor afetivo e junto deles a história de cada relíquia.
A exposição é realizada há alguns anos e teve edições anteriores no Museu Chácara Lane e durante a pandemia duas edições virtuais. Este ano acontece em parceria com a Casa Amarela-Quilombo Afroguarany, que nasceu como uma ocupação cultural que visa dar voz a cultura afro-brasileira e indígena, está localizada num casarão que data de 1926, tombado como patrimônio histórico do município de São Paulo.
A ideia da Mostra surgiu de vivências relatadas de uma professora que atuou na EMEI Gabriel Prestes em anos anteriores, Ana Paula Lima. A educadora cursou Pedagogia na Universidade Federal de Niterói e participava assiduamente das formações oferecidas pelo MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) e veio dessa participação a inspiração para o projeto que teve apoio e adesão das demais colegas educadoras, tanto que o nome escolhido para a exposição é o mesmo que aparece no material educativo do MAC de Niterói de 2005: “Poética das Apropriações – Do Coisário ao Relicário”.
Informações: “Do Coisário ao Relicário: memórias e afetividades”
Quando: 09 e 10 de novembro de 2023
Horários: das 9h às 15h
Entrada: gratuita
Local: Casa Amarela – Quilombo Afroguarany – Rua da Consolação, 1075 – Consolação – São Paulo – SP