Sexta, 17 de Janeiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Osasco, SP

Meio Ambiente Natureza e Insetos

Sinfonia das Cigarras: Conheça a vida e peculiaridades desses insetos barulhentos

O barulho ensurdecedor das cigarras pode ser incômodo para algumas pessoas, porém esse fenômeno faz parte do ciclo de vida desses insetos e tem sua importância na natureza.

06/10/2023 às 09h50
Por: Erica Honorato
Compartilhe:
Foto: Erica Honorato
Foto: Erica Honorato

As cigarras são insetos conhecidos pelo seu canto estridente e característico, que pode ser ouvido durante os meses de outubro e novembro, dependendo da região. Esses períodos são considerados como época de maior atividade desses insetos.

Durante os meses de primavera e verão, as cigarras passam a maior parte do tempo embaixo da terra, onde vivem como ninfas, se alimentando da seiva das raízes das árvores. Após alguns anos nesse estágio, as ninfas emergem do solo e se transformam em adultos alados.

Assim que emergem, elas se dispersam pelos arredores, voando em busca de árvores adequadas para se alimentar e acasalar. As áreas com bastantes árvores costumam atrair um número maior de cigarras, já que é o habitat ideal para esses insetos.

O período de vida de uma cigarra adulta é relativamente curto, durando cerca de quatro semanas. Durante esse tempo, os machos emitem seus cantos para atrair as fêmeas e acasalar. O som alto das cigarras é produzido pelos machos, que com o próprio corpo esfregam suas asas em uma base do abdome chamado timbales e consegue desenvolver esse som penetrante.

Após o acasalamento, as fêmeas depositam seus ovos em pequenas fendas nos galhos das árvores. Esses ovos eclodem após algumas semanas, e as ninfas caem no solo, onde iniciam o ciclo novamente.

O som alto produzido pelas cigarras pode atingir até 120 decibéis, o que é comparável ao ruído gerado durante a decolagem de um avião. As cigarras são conhecidas por sua capacidade de produzir sons extremamente altos durante seus períodos de atividade, principalmente durante o verão.

Embora o barulho ensurdecedor das cigarras possa ser incômodo para algumas pessoas, esse fenômeno faz parte do ciclo de vida desses insetos e tem sua importância na natureza. Além disso, a presença das cigarras em grande quantidade indica um ecossistema saudável, com árvores que fornecem as condições necessárias para sua sobrevivência e reprodução.

 Este é um aspecto fascinante do comportamento desses insetos.

Portanto, durante os meses de outubro e novembro, é comum ouvir o canto incessante das cigarras em áreas arborizadas. A duração desse período pode variar de acordo com a espécie de cigarra e as condições ambientais, mas geralmente é limitada a algumas semanas, antes que esses insetos completem seu ciclo de vida e concedam lugar a uma nova geração.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Erica Honorato
Erica Honorato
Sobre Escritora, 34 anos, paulistana que atualmente reside na cidade de Ipuiúna no interior de Minas Gerais. Antes atuava na área de administração mas a paixão pela comunicação e escrita a levou ao curso de Jornalismo onde cursa o oitavo semestre na Universidade Cruzeiro do Sul. Antenada na atualidade e em busca de novos desafios.
Osasco, SP Atualizado às 18h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 24°

Sáb 28°C 20°C
Dom 29°C 20°C
Seg 29°C 20°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes