Sábado, 13 de Julho de 2024
15°

Tempo nublado

Osasco, SP

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que estimula pós-graduação para professores da educação básica

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Deputado Prof. Reginaldo Veras, relator da proposta na Comissão de Educação A Comissão de Educação da Câma...

18/09/2023 às 23h57
Por: Redação Osasco Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Prof. Reginaldo Veras, relator da proposta na Comissão de Educação - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)
Deputado Prof. Reginaldo Veras, relator da proposta na Comissão de Educação - (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reserva aos professores da rede pública da educação básica pelo menos 20% das vagas em cursos de pós-graduação oferecidos por instituições federais de ensino superior (Ifes). As vagas são para cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

Pelo texto, as Ifes terão prazo de um ano para cumprir a medida. Elas poderão ainda oferecer os cursos de pós-graduação por meio de convênios com os estados e municípios.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) ao Projeto de Lei 349/22, do ex-deputado Chico D'angelo (RJ). O novo texto alterou alguns pontos da versão original, entre eles a prioridade para professores de baixa renda.

“O corte de renda familiar bruta per capita não faz sentido para a reserva de vagas concebida para uma categoria profissional”, disse Veras. Ele destacou ainda a importância da reserva de vagas. “A proposta coaduna-se com a necessidade de ações para elevar a qualificação dos professores da rede pública”, afirmou.

Requisitos
Pelo texto aprovado, o professor apto a participar dos cursos de pós-graduação deverá:

  • ser concursado e estar atuando em escola pública, com cumprimento integral da carga horária pelos três anos anteriores ao curso, no mínimo;
  • fazer o curso de pós-graduação na área de sua formação ou na área em que atuam.

O candidato aceito poderá se afastar das atividades docentes por meio período.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Osasco, SP Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 15°

Dom 25°C 14°C
Seg 22°C 14°C
Ter 22°C 15°C
Qua 25°C 15°C
Qui 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes