Sábado, 13 de Julho de 2024
15°

Tempo nublado

Osasco, SP

Meio Ambiente Marco legal

Brasil deve atrasar ao menos 7 anos para universalizar o saneamento básico, diz especialista

Edson Carlos diz que país precisa de aproximadamente R$ 800 bilhões para concluir serviços

11/09/2023 às 09h41
Por: Paula Frias
Compartilhe:
Brasil deve atrasar ao menos 7 anos para universalizar o saneamento básico, diz especialista

A universalização do saneamento básico no Brasil, prevista para 2033, deve atrasar ao menos sete anos. O presidente do Instituto Aegea, Edson Carlos, destaca que o país é desigual. “A data mais provável, falando de país, é para 2040. Como especialista no setor de saneamento, acredito que em 2033 terá o serviço universalizado nas metas do marco legal, que são nas grandes cidades, onde as empresas operam efetivamente com capacidade econômica financeira.

Mas o Brasil é muito grande, muito complexo. Quando falamos de área rural, Amazônia, de comunidades muito afastadas, 2033 é uma data muito próxima”, comentou. Para Edson Carlos, são necessários mais de R$ 800 bilhões para concluir os serviços no país. Em relação a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o especialista não acredita no aumento de tarifa aos consumidores.

“Essa equação entre investimento e capacidade de pagamento das pessoas é que vai determinar a tarifa. É uma conta técnica, que é feito por uma agência reguladora. A empresa de saneamento não tem poder nenhum sobre a tarifa”, comentou. O presidente do Instituto Aegea ainda avalia que o marco legal já resulta em crescimento para o setor. No entanto, Edson Carlos lamenta que a estrutura de saneamento básico no Brasil seja desigual e atrasada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paula Frias
Paula Frias
Sobre Oficial de Saúde em São Paulo, há 12 anos. atualmente, por amor a profissão; cursa o 6° período de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul
Osasco, SP Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 15°

Dom 25°C 14°C
Seg 22°C 14°C
Ter 22°C 15°C
Qua 25°C 15°C
Qui 26°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes