Segunda, 02 de Agosto de 2021 12:38
+1 859-837-9086
Cidades Abandono

Obra do Parque Glauco Villas Boas em Osasco, foi abandonada e lagoa corre risco de desaparecer

Poluição e falta de zeladoria, pode apagar do mapa uma das poucas áreas verdes da cidade.

12/07/2021 17h50 Atualizada há 3 semanas
Por: Diego Giliotti
Obra do Parque Glauco Villas Boas em Osasco, foi abandonada e lagoa corre risco de desaparecer

Localizado no extremo norte da cidade de Osasco, o Parque Glauco Villas Boas preserva um trecho de mata atlântica que deveria ser mantido pela administração municipal. 

Quem chega ao bairro Jardim três Montanhas, se depara com uma atmosfera diferente comparada a outros pontos da cidade. Ladeado pelas terras da Fazenda Paiva Ramos, o Parque mantém a duras penas um lago alimentado por outros dois lagos maiores que vertem das montanhas vizinhas. O resquício de mata Atlântica faz ligação com o complexo turístico do Jaraguá, o pico mais alto da cidade de São Paulo.

Parte das obras foram iniciadas em Junho de 2020, mas abandonadas logo após as eleições que marcaram a reeleição do Atual prefeito Rogério Lins (PODE). A obra faz parte do consórcio em parceria com a Sabesp, responsável pela construção da ETE (Estação de tratamento de esgoto). que até o momento não foi concluída.

O projeto de revitalização é baseado em três etapas:

  • ETAPA I - Limpeza do lago e destinação de resíduos. 
  • Etapa II - Projeto Sabesp implantação da ETE.
  • Etapa III - Reforma da administração e sanitários; pista de caminhada; ciclovia; aparelhos de ginástica, construção de quadra poliesportiva e paisagismo.

Até o momento, nenhuma das etapas foram concluídas em sua íntegra. No local, há uma placa informando o período de início, e o que deveria ser o término, datado de dezembro de 2020. 

Quem faz uso do parque para caminhar e praticar lazer, reclama do abandono, do lixo, e do mau cheiro causado pelo esgoto lançado irregularmente na lagoa. Além, de praticamente toda a superfície do lago estar tomada por plantas aquáticas que se alimentam de microrganismos lançados na água através do esgoto sem tratamento. No local é possível ver alguns peixes, assim como várias espécies de aves que fazem parte do bioma local, porém ameaçadas, dada a degradação. 

Até o momento, foram gastos cerca de R$ 6 Milhões com a obra, sem que nada de relevante tenha sido realizado no local, moradores pedem por providências e atenção com o parque. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Diego Giliotti
Sobre Diego Giliotti
Jornalista, publicitário e libertário.
Osasco - SP

Osasco - São Paulo

Sobre o município
Osasco é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. Nascido como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços.
Osasco - SP
Atualizado às 12h25 - Fonte: Climatempo
15°
Nuvens esparsas

Mín. 11° Máx. 22°

15° Sensação
7 km/h Vento
67% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 18°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens