Quarta, 19 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Osasco, SP

Cultura Evento

Viva convoca seleção de craques da literatura infanto-juvenil para terceira edição do Sacola Literária

Literatura infanto-juvenil

01/08/2023 às 17h51 Atualizada em 15/11/2023 às 21h49
Por: Yuri Diniz
Compartilhe:
Fonte: Associação Viva e Deixe Viver
Fonte: Associação Viva e Deixe Viver

 Por Yuri Diniz

Terceira edição do Sacola Literária reúne Pedro Bandeira e muito mais autores de livros

Que contará com a presença também de Illan Brenman, Ninfa Parreiras, Silvia Queiroz, Claudia Oliveira, Andrea Kluge e Lucília Soares. O evento busca trazer aos participantes a literatura infanto-juvenil com histórias sobre diversos temas. 

A Associação Viva e Deixe Viver, ONG que atua há 25 anos com contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, reúne renomados especialistas e apaixonados por leitura.

Para compartilhar seus conhecimentos e experiências de como os livros podem transformar vidas das pessoas, cada livro traz consigo histórias e conhecimentos importantes que podem auxiliar os participantes em seu desenvolvimento na vida pessoal, na vida como estudante e também para o seu futuro como profissional.

O encontro acontece durante o curso Sacola Literária, projeto virtual composto por capacitações fundamentadas na valorização de escritores de literatura infanto-juvenil dos livros e na arte de contação de histórias.  O objetivo é trazer aos participantes uma pouco da cultura presente nos livros que traz grandes conhecimentos e contribui para o desenvolvimento dos estudantes.

O curso que é composto por cinco encontros virtuais que acontecem entre os dias 5 de setembro a 2 de outubro, sempre às terças-feiras, das 19h00 até às 20h30 (horário de Brasília). Cada encontro é dividido em duas palestras, ministradas por importantes nomes da literatura e pelos coordenadores da Viva e Deixe Viver das praças de São Paulo (incluído o município de Marília e as regiões da Baixada Santista e do Litoral Norte).

Além de outras localidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília. O público-alvo do projeto abrange contadores de histórias, agentes de saúde, profissionais da educação e indivíduos e salas de aula. “ O projeto Sacola Literária é um aprofundamento sobre a literatura de grandes autores brasileiros, cujo propósito[C1]  é inspirar iniciativas e atividades educacionais, culturas e sociais e humanizadas.

O objetivo é que contribuam para o bem-estar e promovam o conhecimento”, explica Valdir Cirimino, fundador da Viva e Deixe Viver.  Com forte atuação na formação e capacitação constante de seus voluntários e de cada indivíduo, a Viva e Deixe Viver trabalha para ser referência nacional em cultura ao promover atividades de ensino continuado e ensino à distância. “Cada vez mais temos aprimorado o formato das nossas atividades.

Para que sejam replicáveis, atendendo uma demanda crescente e ampliando significativamente o impacto de suas ações. E contar com nomes tão relevantes dentro desse universo da literatura nacional e a certeza de que estamos no caminho certo”, conclui Cimino. As inscrições para o Sacola Literária já estão abertas e vão até o dia 4 de setembro, podendo ser feitas pelo Sympla. Todos os participantes que concluírem o curso receberão certificado.

Confira abaixo o calendário do Sacola Literária 2023:

Primeiro encontro:

Apresentação de abertura: Valdir Cimino

Palestra Magna: Formação de leitores - com Eliana Yunes

Módulo 1: 

Palestra: Monteiro Lobato formou uma geração de leitores - com Silvia Queiroz

Palestra: Tatiana Belink bruxa que encantava crianças - com Andrea Kluge 

Os participantes vão aprender:

·   A sacola de opções de títulos e conteúdos literários do narrador.

·  A análise crítica do enredo e a reflexão sobre o seu conteúdo.

·  A contação de histórias como formadora de leitores

Módulo 2:

Palestra: Diferentes meios de encantar: Lygia Bojunga - com Lucília Soares

Palestra: O universo da literatura juvenil: Ruth Rocha - com Ninfa Parreiras

Os participantes vão aprender:

·  O universo da literatura infanto-juvenil e seus múltiplos usos

·  A pluralidade literária aplicada a situações específicas e corriqueiras

·  As múltiplas falas da imagem e o seu uso mediador.

Módulo 3: 

Palestra: O efeito vinculante das histórias de Ana Maria - com Cláudia Oliveira 

Palestra: Como transformar o mundo atual em uma leve magia: um estudo sobre Ilan Brenman - com Ilan Brenman

Os participantes vão aprender:

·  Vínculo e encantamento

·  Potencializando o conteúdo da história

·  O lúdico como ferramenta vinculante

Módulo 4: 

Palestra: O papel da leitura e do lúdico na formação de leitores: Pedro Bandeira - com Pedro Bandeira

Palestra: O lúdico que forma: Ziraldo - com Ninfa Parreiras 

Os participantes vão aprender:

·  Os valores contidos em narrativas e seu papel formador

·  Ambiências e encontros para Mediação da Leitura

·  A mediação de leitura em biblioteca, escolas, hospitais, presídios, creches, asilos e outros

Serviço: Sacola Literária 

Data: 5, 12, 19 e 26 de setembro (terças-feiras) e 02 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h às 20h30

Valores: R$ 100 para profissionais da saúde, educação, voluntários da Viva, estudantes e idosos e R$ 200 reais para o público em geral

Mais informações e inscrições: https://www.vivaedeixeviver.org.br/sacola-literaria/ 




Sobre a Associação Viva e Deixe Viver: Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.  A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 519 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 88 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Mahle, Volvo, UOL, Safran, Rede D’Or, Ache, CCS Tecnologia, Montana Química, Viveo, Daviso, Veneza Máquinas e Q Passos Alimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Yuri Diniz de Almeida
Yuri Diniz de Almeida
Sobre Graduando em Jornalismo, universidade Cruzeiro do Sul. Antenado nos assuntos de esportes, cotidiano, tecnologia, games, turismo, história e ciência.
Osasco, SP Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 28°C 16°C
Sex 28°C 16°C
Sáb 28°C 17°C
Dom 29°C 18°C
Seg 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes